Segunda, 05 de Outubro de 2026
18°

Chuva

Tenente Portela, RS

Geral Fazenda

Contribuintes do setor de óticas podem aderir ao programa para regularização de ICMS com redução de até 95% em juros e multas

Contribuintes do setor de óticas no Rio Grande do Suljápodemparticipar dainiciativade regularização de dívidas junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz...

05/10/2026 às 18h49
Por: Redação Fonte: Secom RS
Compartilhe:
-
-

Contribuintes do setor de óticas no Rio Grande do Suljápodemparticipar dainiciativade regularização de dívidas junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz). A adesão ao Programa Refaz Óticas começa na segunda-feira (5/10), e vai até 30 de novembro. O programa abrange dívidas de ICMS vencidas até 31 de dezembro de 2025, em cobrança administrativa ou judicial.

São duas modalidades oferecidas para regularização:

Continua após a publicidade
Anúncio
  • Modalidade 1:prevê redução de 95% nos juros e nas multas, para pagamento em parcela única dos créditos tributários escolhidos.
  • Modalidade 2:prevê diferentes faixas de redução de juros e multas conforme o período de parcelamento.

Os descontos podem ser de:

Continua após a publicidade
Anúncio
  • 90%, para pagamento em até 60 parcelas mensais;
  • 80%, para pagamento de 61 a 120 parcelas mensais;
  • 80%, para pagamento de 121 a 180 parcelas mensais, na hipótese de empresário ou sociedade empresária em processo de recuperação judicial, ou de sociedade cooperativa em liquidação.

Independentemente da modalidade escolhida, a primeira ou a única parcela deve ser paga até o último dia útil do mês de adesão. A inadimplência no pagamento de três parcelas resulta na revogação do parcelamento e na consequente perda dos benefícios sobre o eventual saldo devedor. As regras e as instruções para adesão estão regulamentadas no Decreto 58.975/2026 e na Instrução Normativa RE 77/2026 .

Como aderir

Para ingressar no Refaz Óticas, os contribuintes devem solicitarformalmente aadesão pela internet, conforme orientação da Carta de Serviços da Receita Estadual. O acesso deve ser realizado pelo Portal e-CAC da Receita Estadual . Contribuintes com inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes de Tributos Estaduais (CGC/TE) e que possuem login de acesso devem procurar o caminho Meus Serviços >Débitos e Parcelamentos >Parcelamento de Débitos – Simulação e Solicitação, escolhendo, então, a modalidade desejada.

Contribuintes com inscrição baixada sem acesso ao portal devem solicitar a geração de senha, conforme orientações disponíveis no site da Receita Estadual . Dúvidas podem ser esclarecidas na página de orientações do Refaz Óticas e pelo Fale Conosco .

Texto: BibianaDihl/Ascom Sefaz
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tenente Portela, RS Atualizado às 19h15 - Fonte: ClimaTempo
18°
Chuva

Mín. 14° Máx. 19°

Ter 25°C 15°C
Qua 27°C 16°C
Qui 22°C 18°C
Sex 19°C 17°C
Sáb 21°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete