O governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual da Saúde, confirmou nesta quinta-feira (18) a transmissão comunitária da Monkeypox no Estado. Essa situação ocorre quando não é possível identificar a origem da infecção. Porto Alegre havia declarado este tipo de transmissão da doença na última sexta-feira (12), assim como outros municípios.
Em 22 dos casos confirmados no Estado até o momento, a notificação não relata histórico de viagem ou contato com caso confirmado. Embora em alguns desses a investigação epidemiológica ainda esteja em andamento, a transmissão comunitária no território gaúcho já pode ser confirmada. Atualmente o Estado tem 54 casos confirmados e 255 casos em investigação.
Sobre a doença
A monkeypox é causada por um vírus. Foi diagnosticada e identificada na década de 1960 primeiro em macacos, por isso ficou conhecida como “varíola dos macacos”. Essa doença tem caráter endêmico em alguns países da África Central e da África Ocidental.
Ao longo da história da saúde pública mundial, houve surtos em alguns países, como, por exemplo, nos Estados Unidos, mas com poucos casos. Neste ano foi identificado o primeiro grande surto em países não endêmicos, ou seja, países que não são da África Central e da África Ocidental, com circulação sustentada do vírus.
Fonte: Jornal O Sul
Foto: reprodução
留言