top of page
cresol.jpg
RM banner 1000x250.jpg
I2410-097039---Peça---Mais-que-Uma-Escolha-Financeira.jpg
abegg.jpg
sicredi.jpg
IMG_7261.JPG

Rabiscos do Silêncio - A existência integrada


O existir humano está ligado ao ambiente que nos proporciona estarmos inseridos como membros do universo, que pertence a todos nós. O universo por si só é complexo e nos faz buscar no individualismo a essência universal que surpreende a própria consciência em tudo que ele nos oferece, como membros atuantes de uma comunicação centrada em objetivos.

É maravilhoso poder sentir a integração universal jorrando benção a cada um de nós, como conspiradores e pertencentes atuantes deste universo que procura ser correto em todas as suas correntes. Nisso consiste a vida que precisa estar ligada a condição espiritual e material, não existe lógica em querer desfazer-se do espiritual e viver somente na matéria ou vice-versa, pois os dois precisam caminhar juntos na nossa consciência e no coração.

E quando nós conseguirmos valorizar as coisas do espírito, com o respeito que a matéria merece receber na consciência, a integração acontece e o coração se compromete a buscar a valorização do amor em tudo o que está dentro do universo, sem agredir, desfazer ou destruir as coisas pertencentes a ele, como a natureza humana, vegetal, animal, planetária ou inanimada, mas procurando harmonizar tudo numa integração merecida.

Não se deve escravizar a consciência na busca desenfreada aos bens matérias, mas saber conviver com tudo e todos com amor, tendo sempre a condição de fazer bom uso na convicção da existência na transcendência integradora que faz sentir-nos bem. Saber viver em equilíbrio pela soma de uma presença que faz bem a nós mesmos, às outras pessoas e ao universo.

E o universo é composto de calor e frio, tudo de acordo com a natureza de cada espécie ou manifestação, mas cada coisa no seu devido lugar como pertencentes a lógica do tempo que constituiu tudo, em todos. Temos assim o sol que dá vida e sustentabilidade com seu calor e encontra-se a 150 milhões de quilômetros da distância da Terra e que está na terceira posição do Sistema Solar, isso é abaixo de Mercúrio e Vênus e acima de Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão numa simultânea perfeita.

Precisamos ter presente de que a Terra com o universo está ligada a: Troposfera (biosfera) estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera, tudo interligado em uma conjuntura sideral, com tudo o que pertence às temperaturas, sejam de frio ou calor. E a Terra é onde existe vida com tudo o que está presente em nossa experiência, na condição que existimos nela e com ela. Não existe a separação da Terra com a biosfera, pois ela fornece alimentos para todas as espécies em comum, com seu frio e calor.

Ela responde e corresponde de acordo com a liberdade de cada criatura e essa liberdade está diretamente ligada ao espírito movente que age na matéria por sua intencionalidade perfeita. Esse espírito vem de Deus e transcende a própria matéria que é justificada através do seu calor na vida que existe com o frio. Por isso que todas as coisas necessitam de respeito de acordo com a lei do universo, sejam animais, plantas, água ou ar, tudo precisa estar associado do particular ao universal.

E porque a Terra arde em um descompasso universal com seus eventos climáticos como as secas, enchentes, calorões e frios extremos? Pois a biosfera está sendo muito agredida em sua totalidade. São os esmatamentos, queimadas, uso desenfreado de venenos, poluição de muitas formas, além da violência, física ou moral como as guerras entre nações, brigas entre amigos, desrespeito com as crianças, adolescentes, jovens ou idosos, tudo isso gerando conflitos no coração e na consciência, pois integram a complexa biosfera.

Assim acontece com a nossa vida. Já na concepção recebemos a acolhida da mãe que teve participação direta da biosfera e com calor humano gerou uma nova criatura, a qual alimentou com tudo o que vem da terra, mas também teve um olhar seguro da transcendência do amor de Deus que nos integrou junto com o seu querer espiritual. Por isso precisamos valorizar essa nossa existência tendo sempre presente que o valor do universo pertence a cada uma das criaturas criadas pela igualdade universal de DEUS, que nos quer integrado na sua imagem e semelhança, unidos pelas mesmas responsabilidades.

Comentários


bottom of page