A guarnição de serviço do 2° Grupo de Polícia Ambiental de Três Passos, em conjunto com equipe de guardas parque Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), realizou nesta quarta-feira (1º) a Operação Força Verde – Pesca Ilegal e Predatória no Rio Uruguai, na Unidade de Conservação do Parque Estadual do Turvo, aproveitando o período de defeso (piracema).
Durante o percurso de patrulhamento, foram apreendidas armadas, um total de 1.500 metros de redes e malhas diversas, sem procedência. Os materiais foram recolhidos por estarem em local proibido pela legislação.
Nove peixes da espécie grumatã estavam presos aos materiais e foram devolvidos ao seu habitat.
Ainda durante o patrulhamento, as guarnições constataram nas águas do rio Uruguai um barco realizando travessia do Brasil em direção à margem argentina. Os policiais não conseguiram realizar a abordagem pessoal aos envolvidos, que fugiram. O barco, com motor, foi deixado à deriva. No interior da embarcação foram apreendidos materiais de pesca, redes, peixes mortos (incluindo uma espécie de bracanjuva, um peixe que corre risco de extinção), um pacu e três grumatãs. Os peixes foram devolvidos ao rio, para que sirvam de alimentos às demais espécies. Na embarcação apreendida foram avistados dois tripulantes.
O patrulhamento embarcado teve início na localidade de Barra do Rio Turvo, no interior do município de Esperança do Sul, e se estendeu até o Rio Mairosa, no município de Derrubadas.
Fonte: Rádio Alto Uruguai com informações do 3º BABM
Foto: 3º BABM / Divilgação
Comments