Paciente estava cego dos dois olhos e aguardava transplante desde 2023
2025 começou com muita alegria no setor de transplantes do Hospital Santo Antônio (HSA), em Tenente Portela. No sábado, 4 de janeiro, foi realizado o 24º transplante de córnea, o primeiro do novo ano.
O beneficiado foi o palmitinhense Nadir Albarello, que aguardava na fila desde 2023.
De acordo com o médico responsável pela cirurgia, o oftalmologista Heron Correia, o procedimento foi um sucesso. “Realizamos o transplante de córnea no olho direito do paciente. Ele estava cego dos dois olhos há pelo menos dois anos. Foi muito gratificante contribuir para a recuperação da visão dele”, destacou o médico. A córnea, captada pela Central de Transplantes do Estado do Rio Grande do Sul, chegou ao hospital na tarde de sexta-feira, 3 de janeiro, e a cirurgia foi realizada no dia seguinte.
O médico também ressaltou o apoio incondicional do hospital, envolvendo a direção, os médicos e os profissionais de enfermagem, todos focados em ajudar os pacientes a melhorar de vida. Com esse procedimento, o HSA chegou à marca de 24 transplantes. “O Hospital Santo Antônio, por meio da equipe de enfermagem, da direção e da administração, realizou um trabalho excelente para viabilizar mais esta cirurgia. Espero que seja a primeira de muitas em 2025”, afirmou Correia.
O transplante foi viabilizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HSA e executado pela equipe de transplantes, com o suporte da Enfermagem, do Serviço de Anestesiologia do Centro Cirúrgico do HSA e do médico transplantador.
Fonte e foto: Rádio Chirú
Commentaires