A diplomação dos eleitos em 2022 acontecerá nesta segunda-feira 19/12 a partir das 17h, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
A Diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral atesta efetivamente quem são os eleitos e seus suplentes, ficando oficialmente habilitados a exercerem os mandatos que iniciam com a posse em 1o. de janeiro de 2023.
A solenidade será conduzida pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, Desembargador Francisco José Moesch. Caberá a ele e ao governador eleito Eduardo Leite os únicos pronunciamentos previstos para o ato.
Serão diplomados o governador eleito e seu vice, um senador, 55 deputados estaduais e 31 deputados federais.
Apenas os dois suplentes de senador receberão diplomas na cerimônia. Os demais suplentes deverão retirar o documento físico no TRE posteriormente ou obter versão online pelo site da Justiça Eleitoral.
O acesso à solenidade só será permitido às pessoas devidamente credenciadas pelo TRE-RS.
Haverá espaços específicos para posicionamento da imprensa no ambiente. Este arranjo, assim como o número de profissionais credenciados, será ajustado em reunião entre a Assessoria de Comunicação (Ascom) do TRE-RS e os representantes dos veículos de comunicação. O encontro para estas definições será nesta sexta-feira 16, às 14:30h, no próprio local da diplomação.
Além da cobertura da imprensa credenciada, o TRE-RS terá fotógrafo exclusivo para registro do evento, assim como haverá produção de imagens em vídeo pela equipe da Ascom. As fotos serão disponibilizadas no site do TRE-RS.
Não será permitida no auditório a presença de fotógrafos, cinegrafistas ou assessores de imprensa ligados aos diplomados.
A Diplomação será transmitida exclusiva e integralmente pela TV Assembleia, com veiculação nos seus canais e também pelo canal YouTube do TRE-RS.
Fonte: TRE/RS
Foto: Ascom
Comentários