A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (3ºBABM) e a Polícia Militar de Santa Catarina, através do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2°BPMA), realizaram, neste domingo, 1º de outubro, a abertura da Operação Integrada Piracema 2023/2024, na bacia hidrográfica do Rio Uruguai.
A ação ocorreu no município de Iraí e foi coordenada pelo capitão Thobias Dal Ponte, comandante da 3ª Companhia Ambiental do 3º BABM, o capitão Alcenir Luis Minuscoli, comandante da 1ª Companhia Ambiental do 2º BPMA.
Após a abertura, foi realizada operação de fiscalização aquática com a participação de equipes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar/RS e do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental/SC. Foram apreendidos 300 metros de espinhéis, 10 esperas, 3.450 metros de redes de pesca, 02 molinetes, 01 embarcação, 01 motor de 15hp. Mais de 50 peixes, que estavam presos às redes, foram devolvidos ao ambiente aquático.
A Piracema teve início no domingo (01/10) e se estende até o dia 31 de janeiro de 2024, período em que a prática da pesca sofre diversas restrições com relação a utilização de determinados materiais, bem como em alguns locais. O objetivo é garantir que as espécies de peixes possam fazer a desova e a repovoação dos rios.
Durante este período, as Unidades do 3ºBABM e do 2º BPMA realizarão ações de fiscalização nos principais rios que formam a bacia hidrográfica do Rio Uruguai.
Fonte: Comunicação Social do 3º BABM
Foto: divulgação
Comments