O elevado acumulado de chuva no município de Humaitá causou transtornos na manhã desta segunda-feira (4) em localidades do interior. Desde domingo (3), o acumulado no centro da cidade foi de 148 milímetros. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, em todas as localidades foram constatados pontos de bloqueio nas estradas devido às enxurradas e cheia de rios que trouxeram pedras para dentro das estradas. Máquinas do setor de Obras estão mobilizadas desde o início da manhã para desobstruir passagens.
A cheia do rio Reúno provocou a interrupção de passagens em Duas Pontes, além de outras na costa do rio. Durante a manhã, moradores informaram que o rio começou a baixar e já permite a passagem em Duas Pontes, na ponte junto à sede do Riograndense que faz ligação a Nova Candelária. O campo do Riograndense ficou completamente debaixo d’água. A ponte na divisa entre as localidades de Sanga Freitas, em Humaitá, e São Miguel do Reúno, em Nova Candelária, ficou submersa.
A Secretaria Municipal de Obras atualizou no fim da manhã desta segunda-feira (4) a situação das estradas do interior que permanecem interditadas por conta da cheia do Reúno. As pontes que ligam Sanga Freitas a São Miguel e de Sanga Freitas a Duas Pontes continuam submersas, sem passagem. A estrada entre Linha Almeida e Sanga Freitas também está intransitável devido a cheia do Reúno. As demais pontes estão liberadas, segundo a Secretaria Municipal de Obras.
Devido aos transtornos provocados pelas enxurradas e cheia do Reúno, o transporte escolar não conseguiu chegar às residências de alguns alunos no início da manhã. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação optou por cancelar as aulas na Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha de Sanga Freitas. Professores de municípios vizinhos também não conseguiram vir à escola.
A Secretaria de Educação informa que hoje, no período da tarde, o transporte escolar irá passar pelo interior do município. As aulas ocorrem normalmente nas escolas da cidade. Apenas nos casos onde ainda não houver passagem e que o ônibus não conseguir chegar até a casa das famílias é que o transporte não será feito. Onde for possível levar e trazer os alunos com segurança, o transporte ocorrerá normalmente.
A Secretaria de Educação e motoristas estão tentando entrar em contato com as famílias cujos filhos não poderão ser trazidos às escolas. Solicita-se também que os alunos que precisarem de atividades à distância, entrem em contato com as escolas.
Fonte e foto: Rádio Alto Uruguai
Comments