Tenente Portela ingressa na campanha de vacinação contra a COVID-19

Drª Barbara Lima do HSA foi a primeira a ser vacinada / Foto: Sandro Medeiros – Portela Online

Tenente Portela ingressa na etapa que inicia a Campanha de Imunização contra a COVID-19 através da vacinação, unindo-se à caminhada que se estende a todo o país e atendendo à grande expectativa que a pandemia do coronavírus instaurou mundialmente.

As doses da primeira remessa chegaram, encaminhadas da sede da 2 ª Coordenadoria Regional de Saúde, (CRS), em Frederico Westphalen, e foi às 18h desta terça-feira, 19 de janeiro, que ocorreu o ato simbólico com as primeiras aplicações da vacina em alguns representantes da população local. O prefeito municipal, Rosemar Sala, foi impedido de estar presente ao ato por conta de recomendações de isolamento domiciliar, em virtude de sua esposa ter apresentado alguns sintomas e ter realizado teste para detectar Covid-19 – clique aqui para ler.

Continua após a publicidade...

Os vacinados nesta solenidade que abre os trabalhos da campanha foram quatro pessoas: a Drª Bárbara Lima, o enfermeiro Luan Novaes, os indígenas Noedi (técnico em enfermagem) e Dona Brasília.

O ato define o pontapé inicial da campanha, que a partir de amanhã começará efetivamente em dois públicos alvos: 70 doses destinadas aos profissionais da saúde, que estão trabalhando na linha de frente da Covid-19 e 1.220 doses para a população indígena. Os profissionais a serem imunizados atuam no Hospital Santo Antônio e a quantidade de doses e a destinação foi definida pela 2ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Sobre a vacinação da população indígena a Secretaria Municipal de Saúde já realizou o treinamento dos servidores que farão os procedimentos. São três equipes compostas por enfermeiros e técnicos vacinadores. A aplicação ocorrerá nos setores indígenas, ou seja, não haverá a necessidade de deslocamento para unidades de saúde da cidade. As 1.220 doses contemplarão 100% dos indígenas com mais de 18 anos, conforme levantamento prévio.

Quanto ao restante da população, a secretária Magna acredita que deverão ser contemplados gradativamente nas próximas etapas da distribuição das vacinas. As ações da campanha de vacinação da Covid-19 fazem parte do Plano Municipal de Imunização.

A Indígena dona Brasília também foi vacinada / Foto: Sandro Medeiros – Portela Online
Técnico em Enfermagem, Noedi / Foto: Sandro Medeiros – Portela Online
O Enfermeiro do HSA Luan Novaes recebeu a vacina / Foto: Sandro Medeiros – Portela Online










 

Post Author: Portela Online