Baleia de 11 metros é encontrada morta em balneário de Tramandaí

Animal atraiu veranistas na beira da praia de Tramandaí neste domingo (29) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Tramandaí

Uma baleia foi encontrada morta no início da manhã deste domingo, 29 de dezembro, no Balneário Jardim Atlântico, em Tramandaí, Litoral Norte do RS. O animal, que mede cerca de 11 metros e pesa aproximadamente 10 toneladas, deve ser removido e enterrado nesta segunda-feira, 30 de dezembro. Foi o primeiro registro deste tipo do ano na cidade.

O local foi isolado e a prefeitura mobiliza uma equipe para retirar o animal, com caminhões e guindastes. O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), que monitora o litoral, fará a análise da baleia. A previsão da prefeitura é de fazer o enterro em uma faixa da praia com menos movimento.

Continua após a publicidade...
Continua o texto...

O animal corre o risco de explodir, como explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Fernando Campani. Isso porque o processo de decomposição gera gases no corpo da baleia, que incha e pode romper. Como o contato com o animal não é recomendado, os funcionários da prefeitura que trabalham na remoção precisam usar luvas.

O animal é uma jubarte, macho e jovem, que não apresenta lesões que indiquem traumatismo. “Tem uma característica migratória muito forte, ele viaja bastante. Deve ter encalhado e nesse esforço na tentativa de retornar, veio a óbito”, observa Campani.

“É uma espécie presente na nossa região costeira, que usa a região sul para a alimentação. A reprodução é em águas mais quentes. É uma presença natural”, informa.

Há dois anos, outra baleia foi encontrada morta na praia vizinha de Imbé.

Fonte: G1 – RS

Post Author: Portela Online