Anúncios

Literature-se: A saga da imigração italiana no Rio Grande do Sul

A saga da imigração italiana no Rio Grande do Sul é o pano de fundo do romance indicado nesta semana. Trata-se de O Quatrilho, primeiro livro da trilogia de José Clemente Pozenato que trata sobre a vida de italianos em solo gaúcho. Pertencente à linhagem que aborda na literatura a história do estado, Pozenato dedicou-se à região da serra, e em O Quatrilho o espaço geográfico equivale ao que seria atualmente Caxias do Sul.

A obra faz referência ao jogo homônimo ao título do livro à medida que aborda a convivência de dois casais: Ângelo Gardone e Teresa, Mássimo Boschini e Pierina,, que passam a ter negócios juntos e uma relação muito próxima. O desenrolar da trama vai muito além da troca de casais e é rica em elementos da cultura italiana trazida ao Brasil. Expressões no dialeto trazido pelos imigrantes estão presentes ao longo do texto, assim como a descrição de costumes plenamente comuns àqueles que descendem das pessoas vindas da Itália em busca da terra prometida.

Além de aspectos culturais e religiosos, o romance discute o início do capitalismo, a figura feminina na sociedade da época, bem como as primeiras relações comerciais desenvolvidas pelo povo continentino. Publicado em 1985, O Quatrilho foi adaptado para o cinema em 1995 e ganhou uma versão em ópera. É o tipo de romance que compõe, ao lado de outros não menos importantes (alguns dos quais já foram indicados aqui), uma espécie de mapa geográfico-literário da formação do Rio Grande do Sul por meio da história de personagens que trazem consigo os tipos sociais que representam.

“Deitado no escuro, Mássimo admitiu que, apesar de tudo, a empresa lhe dava medo. O que, por outro lado, tornava o desafio mais fascinante. Não bastasse o outro desafio. O de descobrir por que Teresa o atraía tanto. E, principalmente, de saber até onde essa atração poderia levá-lo. Sentiu um pouco de vertigem. Como lera em algum poeta, estava caminhando à beira do abismo.” – O Quatrilho.

Literature-se – Por Viviane Debortolli

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: