Anúncios

Professora Orientadora de Cooperativa Escolar recebe Prêmio de Excelência em Educação Cooperativa

Divulgação

A última semana foi de celebração para a Escola Municipal Salto Grande, do município de Derrubadas. A agente educacional Andressa Dockhorn, 29 anos, recebeu durante o 6º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop), o 4º lugar do Prêmio Excelência em Educação Cooperativa Ocergs 2019. O evento ocorreu na quinta-feira, 17, no Sheraton Hotel, em Porto Alegre e contou com a presença de mais de 250 pessoas.

O prêmio tem como objetivo reconhecer boas práticas pedagógicas, oportunizando que casos de sucesso sejam amplamente divulgados, servindo de estímulo e consolidando o movimento das cooperativas escolares do Rio Grande do Sul. O Prêmio foi concedido a professores orientadores das cooperativas escolares com registro atualizado no Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que de forma mais criativa e inovadora, com resultados percebidos e demonstrados, tenham contribuído para o fortalecimento do cooperativismo no ambiente escolar.

As cooperativas escolares são associações de estudantes desenvolvidas em nossa região pela Sicredi Celeiro RS/SC em parceria com as instituições de ensino. Suas práticas visam fins educativos, desenvolvendo atitudes de cooperação, resolução de situações de forma coletiva, introdução de educação financeira, empreendedorismo e práticas sociais onde os alunos são protagonistas do processo. Neste meio, o professor orientador atua como instigador para a desabrochar e desenvolver de “situações problema”, participando como coadjuvante do processo, sendo um mediador entre teoria e prática.

Em sua fala de agradecimento a professora premiada, Andressa Dockhorn comenta estar lisonjeada pelo prêmio concedido através do projeto ‘Cooper – Arte – Ação: Praticidade e conforto através da Reciclagem” desenvolvido junto a cooperativa escolar Cooper Unisalto. “Fiquei surpresa com a conquista por considerar que eram mais de uma centena de cooperativas escolares aptas a participar, estar entre os quatro professores orientadores premiados é muito gratificante, reforça o sentimento de estar no caminho certo no desenvolvimento das atividades pedagógicas cooperativas, isto não tem preço”, completa.

Segundo ela os associados da cooperativa escolar também se sentiram alegres com a notícia da premiação. “Eles ficaram muito felizes com a conquista, pois o projeto somente ocorreu devido a soma de esforços envolvendo, associados e familiares, Secretaria de Educação, equipe diretiva, professores, funcionários da escola e apoiadores. Os ganhos obtidos na execução deste projeto não foram momentâneos, estão ainda hoje beneficiando os associados e demais alunos da Escola Salto Grande, aflorando o sentimento de orgulho dos mesmos em dizer que tais objetos de aprendizagem foram construídos por eles, mas em benefício de muitos.

Segundo a professora premiada “por evidenciar o potencial dos associados, este reconhecimento impulsiona e desafia os mesmos para a realização de novos projetos”. Desta forma, traz a mensagem de aproveitar as oportunidades que a vida e carreira profissional irão proporcionar ao longo da caminhada.

Sobre a Cooper Unisalto – A Cooperativa Escolar União da Escola Salto Grande foi fundada em 19 de outubro de 2017, e conta atualmente com 36 associados estudantes de 6º a 9º ano da Escola Municipal Salto Grande, no município de Derrubadas. Neste ano realiza suas reuniões nas terças e quintas-feiras, no turno inverso ao escolar, desenvolvendo a confecção/produção de objetos de aprendizagem tais sejam: aromatizadores de ambientes, guirlandas, filtro dos sonhos, porta chaves, pesos de porta, pulseiras e em breve trufas. Outra prática desenvolvida pelos associados está intimamente relacionada ao sétimo princípio do cooperativismo: “Interesse pela Comunidade”, onde realizam ações sociais em benefício a alguma entidade ou a comunidade escolar.

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: