Anúncios

“Que baita vídeo!” Diz Repórter Farroupilha Giovani Grizotti sobre produção do site


O Repórter Farroupilha da RBS TV, Giovani Grizotti, compartilhou e comentou sobre o vídeo produzido pelo site Portela Online durante a 72ª Geração da Chama Crioula em Tenente Portela. Na legenda do compartilhamento Grizotti escreveu “Que baita vídeo!”. Clique aqui para ver o referido vídeo.

Parabéns tradicionalistas, parabéns organizadores, parabéns Tenente Portela.

Em sua página na rede social Facebook o Repórter Farroupilha escreveu também sobre as emoções vividas em Tenente Portela durante o acendimento da chama Crioula. Grizotti tem 300 mil seguidores.

Leia a íntegra do post de Giovani Grizotti:

” Somos movidos pela emoção

Dedico este texto a todos aqueles que, assim como eu, são movidos pela emoção. Porque o poder transformador da emoção é muito maior do que a reação indignada a algo que contraria aquilo que cremos como sendo o ético e o correto.

Eu não era assim. Talvez pela natureza do meu trabalho, que sempre teve como foco assuntos áridos, que, geralmente, geram revolta. Sempre me ressenti do fato de que minhas reportagens nunca geravam emoção. Ao mesmo tempo em que sempre me considerei um sujeito duro, insensível, alheio a lágrimas. Até entrar em contato com esse mundo da cultura e da tradição gaúchas.

É algo transformador. A pureza das crianças, a sabedoria dos mais velhos, as famílias reunidas, a superação, e sempre ela, a emoção…Um pouco de tudo isso pude presenciar neste fim de semana em Tenente Portela, por conta das cerimônias de acendimento e distribuição da Chama Crioula.

Sabem quando uma cidade inteira se mobiliza por uma causa? No supermercado, o brasão do Rio Grande foi talhado numa melancia. Nossa bandeira e nossas cores estampavam vitrinas, fachadas das casas e todo o caminho que levava a um dos cenários da festa, um parque distante 5 km da cidade.

Ao assistir a encenação da morte do tenente Portela, personagem da Coluna Prestes que deu nome ao município, lembrei dos guerreiros farroupilhas. Eles lutaram por um ideal, assim como Portela. Na hora em que os índios Caigangues dançaram o ritual do fogo, reafirmei pra mim uma certeza de que, realmente, nossa cultura não é melhor que as outras. Precisamos, sim, nos integrarmos a elas.

Ao me comover com o choro dos organizadores do evento, Júnior Vôos e Régis Carniel, no palanque oficial, veio à minha memória tudo o que tenho testemunhado nesses galpões pelo estado afora: tais quais Farroupilhas alijados do poder central, muitas vezes desassistidos, abandonados, esses tradicionalistas não desistem.

E os artistas que estiveram lá, sem cachê, para animar um baile em benefício do hospital da cidade, souberam valorizar esse esforço. Os 4 Gauderios, Thomas Machado, Luiza Barbosa, Lincon Ramos, César Oliveira & Rogério Melo, …Ah, o César Oliveira nosso patrono, que está fazendo toda a diferença. Um líder. Este foi o único show das festividades, às quais foram negados recursos via Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Porém, apesar de todo o brilho e talento desses grandes nomes de nossa música, eles não foram os principais personagens da festa. As estrelas, os heróis, são os cavaleiros e cavaleiras da Chama Crioula. Eles é que dão o espetáculo de atavismo e paixão pelo que é nosso. Aqui quero dividir com vocês um relato comovente de um deles, do centro do estado.

Coordenador do grupo, ele se resignava, no acampamento, por não ter conseguido arrecadar uma doação de R$ 1 mil por prefeitura, para custear a cavalgada que está conduzindo a Chama Crioula até a sua região.

Aí fiquei pensando. R$ 1 mil…Menos do que um prefeito recebe em diárias por uma viagem a Brasília. Esses gaúchos e gaúchas abrem mão de tudo nesta época do ano para conduzir o símbolo da nossa Semana Farroupilha.

Para esses bravos gaúchos e gaúchas, o ritual que acredito ser único no mundo, não é uma diversão. É uma missão. Lutar para que sejam valorizados e reconhecidos é outra tarefa, mas esta, de todos nós.

Viva o Rio Grande, viva a Semana Farroupilha.”

 

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: