Anúncios

Projeto de caminhodromo na avenida Santa Rosa em Tenente Portela

Reprodução Portela Online

A nosso convite a Secretária de Finanças e vereadora licenciada, Salete Bettio Sala, apresentou ao vivo para o site Portela Online o projeto de um caminhodromo a ser construído em Tenente Portela.

O projeto é a revitalização dos canteiros centrais e construção de pista de caminhadas na maior avenida de acesso a Tenente Portela, a avenida Santa Rosa. O caminhodrono tem início em frente a Corsan e a término nas proximidades do trevo com a RSC-472, totalizando cerca de 1.100 metros de extensão. O canteiro central com a área de caminhadas ficaria com 4 metros de largura em todo o trajeto e nos cruzamentos com as ruas transversais haveria uma elevação dando continuidade a pista do caminhodromo.

Veja a live que o site realizou com a secretária e saiba detalhes. Mais abaixo leia a apresentação do projeto:

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

“ REVITALIZAÇÃO DOS CANTEIROS CENTRAIS DA AVENIDA SANTA ROSA”

OBJETO: PROJETOS DE INFRAESTRUTURA TURÍSTICA – Revitalização dos canteiros centrais e construção de pista de caminhadas na maior avenida de acesso a cidade. Avenida que leva a cidade ao caminho do Salto do Yucumã.

RECURSOS: Ministério do Turismo- Recurso específico para esta finalidade.

Tenente Portela, situada no Noroeste gaúcho, foi emancipada em agosto de 1955, hoje com 63 anos de emancipação. Cidade de muitas Praças, construídas para o lazer e para o embelezamento da cidade. Saindo das praças, outro desenho da cidade se faz ao longo da maior avenida da cidade, a Santa Rosa, com 1.100 mts de extensão, duas vias separadas por longos canteiros centrais com predomínio de grama. Nada se mantém intacto sem conservação e preservação. Com as áreas urbanas isso não é diferente. Este espaço possui:

Canteiros centrais com meio fio quase que inexistente e deteriorados;
Árvores de diversas espécies, dando aspecto de abandono;
Canteiros com grama que, apesar de receber manutenção regularmente, apresentam irregularidades;
Meio fio e canteiros desnivelados em relação às duas pistas da avenida;
Os canteiros centrais apresentam um ar de abandono e não possui utilidade, a não ser a de separar as duas pistas da avenida.

Num momento em que o mundo busca qualificar as cidades em prol do meio ambiente e da saúde da população, projetos de transformação urbana desempenham um papel importante. Buscar formas de intervenções nas cidades podem alterar áreas construídas ou espaços públicos com o objetivo de tratar questões sociais ou até reativar a economia local.

Nesse contexto, as práticas de renovação, revitalização urbana são acionadas para contribuir para a resolução de uma série de problemas urbanos. Transformar espaços, zonas ou áreas urbanas a fim de rejuvenescer-las através do redesenho desses espaços públicos envolve todos aqueles que fazem parte da cidade e principalmente aqueles que poderão vir – O Turista – beneficiados pelos impactos que a revitalização urbana pode gerar.

OBJETIVO: Projeto visa revitalizar e oferecer a população um espaço de lazer , bem como a implantação de calçadas (Pista de caminhada) dentro das normas de acessibilidade, especialmente para pessoas com recomendação médica de caminhadas diárias. Contará também com arborização junto a calçada, contribuindo para o bem estar e o embelezamento do local. O trajeto projetado terá a extensão de 1.100 mts que ligar a cidade de um trevo ao centro da cidade em linha reta, tornando-se um espaço lazer para a comunidade, um atrativo para os turistas, contribuído para o embelezamento de uma das principais vias de acesso do município. Como parte de uma estratégia de revitalização, que incluía melhora da circulação urbana e desafogamento de trânsito e dos espaços centrais.

CARACTERÍSTICAS: A proposta inclui:

Realinhamento dos canteiros;
Utilização de faixa elevada nos cruzamentos;
Muros de levantamento ou rebaixe de canteiros;
Meio fio novo de tamanho adequado feito diretamente no local;
Emparelhamento dos canteiros;
Revestimento do tipo blocos de concreto intertravados;
Retirada das árvores;
Criação de faixa de travessia para empresas que necessitam de deslocamento entre os dois lados da rua;
Colocação de placas educativas ( comunicação visual)

A proposta de revitalização está localizada entre as ruas Gaurama e Guaporé, numa extensão de 1.100 mts x 4 mts de largura, totalizando 4.400 mts², obedecendo-se as normas técnicas do Ministério e da Caixa Econômica Federal.

VALOR PREVISTO – R$ 880.000,00 ( oitocentos e oitenta mil reais)

A crescente retomada dos espaços urbanos pelas pessoas é parte do processo de humanização das cidades, em um esforço para melhorar e promover a convivência nas ruas. O uso dos espaços públicos pressupõe muito mais do que apenas o deslocamento de um lugar a outro: trata-se, antes e muito mais, dos encontros e trocas que esses lugares podem proporcionar, das diferentes relações que podem fazer surgir, dos momentos de convivência, da conexão entre as pessoas. Numa cidade que é referência em saúde para mais de 65 municípios, será também em beleza e bem estar.

Tenente Portela RS, 27 de maio de 2019.

Salete Bettio Sala
Secretária de Finanças
Vereadora – PSDB Tenente Portela-RS

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: