Anúncios

Eles permanecem – Rabiscos do Silêncio

Os torcedores do União Frederiquense da cidade de Frederico Wesphalen e do Tupi de Crissiumal respiram aliviados com a permanência dos dois times mais populares das regiões  Celeiro e Alto Uruguai, (Noroeste x Norte) do Rio Grande do Sul, que fizeram um campeonato de altos e baixos, em uma competição  bem disputada que é a segunda divisão do futebol gaúcho.

O União Frederiquense se salvou de cair para a terceira divisão somente na última rodada, quando venceu o São Borja por 2 a 0, no campo do adversário. Já o Tupi com seus erros e acertos conseguiu se adiantar deixando seus torcedores mais tranquilos com a segurança dos pontos necessários para escapar do rebaixamento, antes da ultima rodada.

Não era bem isso que ambas as equipes gostariam que acontecesse, pois tanto o União como o Tupi são representantes regionais, que fazem parte do nosso futebol. Mas menos mal que poderão continuar alimentando a tão sonhada subida para a primeira divisão do futebol gaúcho em 2020. Porém fica bem aos torcedores de ambas as equipes ter os dois representantes, pois poderão desfrutar de mais clássicos numa rivalidade respeitosa criada no futebol pelo equilíbrio nos confrontos que já ocorreram.

E não se pode exigir muito destas duas equipes no momento, pois com as dificuldades financeiras atuais são muitas. Enão é fácil formar times com grandes investimentos principalmente no interior do estado. Mesmo assim conseguiram formar equipes competitivas, que se traduzem em esperança para o nosso futebol regional. E a segunda divisão é uma competição bastante competitiva que já teve times tradicionais disputando esse nível do futebol gaúcho como: Caxias, Brasil de Pelotas, Pelotas, Novo Hamburgo, São Paulo de Rio Grande e outros.

Mas a segunda divisão não deixa de ser uma competição valorosa, com grandes jogos e clássicos regionais que dão a dimensão clara do que é o nosso futebol do interior. Afinal quando têm jogos em Frederico ou em Crissiumal os torcedores gostam de prestigiar as partidas bem disputadas, não ficando muito atrás da primeira divisão.

Muito bom ter esses dois times como sendo os representantes do nosso futebol regional, pois as pessoas ficam com mais opções de diversão e o futebol envolve crianças, adultos e pessoas de mais idade, que prestigiam essa modalidade do esporte. E o futebol quando for bem disputado eleva a adrenalina, ajudando as pessoas na proteção contra muitas doenças do stress provocadas pelas atividades do cotidiano.

Também ajuda a divulgar as cidades deste canto do Rio Grande para outras regiões. E se não foi possível conquistar a tão sonhada vaga para a disputa do Gauchão de 2020, estão garantidos para permanecerem na divisão de acesso. Não retrocederam para a terceira divisão, pois seria um passo a ré nos objetivos de ambas as equipes. No entanto, essa experiência serviu para aprimorar algumas ideias e traçar as metas para o próximo ano.

Mas não é fácil formar grandes times no interior mantendo um elenco forte de jogadores, pois para esses times o campeonato gaúcho, segunda divisão e até mesmo a terceira divisão, são campeonatos bastante curtos.  Poucos desses times conseguem disputar algum campeonato ou torneio paralelo, como a Copa do Brasil e por falta de equilíbrio financeiro acabam se desclassificando na primeira, segunda ou no máximo na terceira fase, pois quando enfrentam times com experiências mais adequadas, não resistem.

Diferentemente dos grandes times que tem maior giro econômico e consequentemente formam jogadores de qualidade mais avançada, podendo vender ou contratar  com mais pontualidade e disputam dois, três até quatro campeonatos que envolve clássicos importantes que propiciam rentabilidade, podendo manter o domínio sobre os times menores. E os jogos são bem mais robustos de emoções.

Porém quando o futebol mostra-se confiável, não importa se é da Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil, Gauchão ou da segunda, terceira ou outra modalidade. Mas que haja espírito de competividade. Isso não faltou e nem faltará nos próximos campeonatos, tanto para o União como ao Tupi que tem muitas conquistas a serem construídas, sempre contando com o apoio de todos nós torcedores de ambas as equipes.

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: