Maior tirolesa em extensão no perímetro urbano do país está sendo instalada em Iraí

Foto: Márcia Sarmento – Folha do Noroeste

Quem pretende se aventurar nas alturas já pode ir se preparando. A maior tirolesa em extensão no perímetro urbano do país está sendo instalada em Iraí. No sábado, 5 de janeiro, foi dado início aos trabalhos de passagem dos cabos do empreendimento viabilizado pela empresa Irahy Eco Park, que também prevê outros investimentos no município, na área do turismo de aventura.

Desde às 7h da manhã, a equipe (mais de 20 pessoas envolvidas) atua nos locais de saída e chegada da tirolesa, na largada, que fica na torre de telefonia e também no ponto de chegada, na Avenida Flores da Cunha, quase em frente ao Hotel Iraí. Com maquinários e vários profissionais, a Brasmucky Construtora Ltda, de Pinhal para o tensionamento do cabo. A empresa é credenciada pela RGE para atuar em áreas energizadas. Cabe destacar, que o serviço de fornecimento de energia foi interrompido pela concessionária, das 8h às 16h, tornando possível os trabalhos.

Continua após as publicidades...
Continua o texto...

Já dois profissionais de alpinismo industrial, os irmãos Thiago e Ramon Diniz, de São Tomé das Letras (MG) serão os responsáveis pela passagem do cabo entre os pontos, uma distância de quase 1.600 metros. “Já instalamos mais de 40 tirolesas pelo país. Hoje iniciamos pela manhã e devemos concluir até as 16h. Em outro dia será passado o cabo de backup (segurança), que também tem meia polegada de diâmetro”, explica Ramon.

Projeções

Para o prefeito de Iraí, Vilson Antonio Bernardi, o projeto, que é tão aguardado pela comunidade e pela administração, vai incentivar ainda mais a presença do turista em Iraí. “Ainda não temos estatísticas sobre o número de visitantes que estão chegando ao município, pois o controle do Balneário Osvaldo Cruz é da empresa que administra o serviço. Mas é visível o aumento de pessoas, especialmente aos finais de semana”, destaca.

Além de pessoas da comunidade, também acompanham os trabalhos, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Iraí, Ediner Kehl e o vice-prefeito, Esequiel Tonial. “Estamos administrando de uma forma diferente, unindo os dois maiores partidos do município e essa é a maior conquista porque, agora, a cidade começou a se desenvolver, prevalecendo os interesses da comunidade. Estamos trabalhando forte tanto a área do turismo, como da agricultura”, detalha.

Outros atrativos

Conforme explica um dos sócios-proprietários do Irahy Eco Park, Tiago Gadonski, a tirolesa será a maior do Brasil em área urbana, com quase 1.600 metros de extensão. O ponto de instalação fica em frente ao Hotel Iraí e vai até a torre telefônica, totalizando um tempo médio de conclusão do percurso em dois minutos e meio. A altura de saída é de oito metros, podendo chegar até 50 metros ao longo da trajetória. A estrutura também contará com plataformas de saída e chegada.

Outra novidade é que a empresa também vai viabilizar mais atrações, como uma tirolesa menor, com saída do mesmo local e chegada no camping do município. Mais atrativos também estão sendo projetados, como um parque kids, parede de escalada e arvorismo. As atividades vão se somar ao já conhecido passeio de barco pelo rio Uruguai, que já acontece no município há mais de dois anos.

Fonte: Márcia Sarmento – Folha do Noroeste

Post Author: Portela Online