No Hemisfério Sul o Verão começa às 20h22 desta sexta-feira


O verão 2018/2019, que começa nesta sexta-feira no Hemisfério Sul às 20h22min deve ser marcado pelas altas temperaturas e pelas típicas chuvas de verão. Segundo a MetSul Meteorologia, a estação este ano começa com o Pacífico Equatorial em estado de neutralidade o que, de acordo com a meteorologista da Metsul, Estael Sias, significa que não há El Niño ou La Niña, apesar das águas estarem mais quentes e com tendência de El Niño, o fenômeno ainda não se configurou.

A estação, conforme a Metsul, tende a apresentar a comum irregularidade da chuva com significativa variabilidade nos totais de precipitação de uma área para outra, sem um cenário homogêneo em todo o Rio Grande do Sul. A maioria das regiões deve ter chuva acima da média, mas devem ser esperados alguns períodos secos em que parte do Estado pode se ressentir da falta de precipitações mais volumosas. É muito possível que dentro de algumas regiões a chuva possa ficar abaixo ou acima da média, tamanha a irregularidade das precipitações que se prevê.

Continua após as publicidades...
Continua o texto...

Devem ser esperados episódios pontuais e localizados de chuva intensa com elevados volumes em parte do território gaúcho, especialmente sob a presença de ar muito quente e úmido. “A má distribuição temporal (quando chove) e espacial (onde chove) das precipitações é normal no verão gaúcho. Antes mesmo do começo da nova estação, no final da primavera, algumas áreas do Norte do Estado já se ressentiam de chuva abaixo da média neste mês, mas a estação reserva eventos de chuva volumosa para diversas áreas do Rio Grande do Sul”, destacou a meteorologista da MetSul Estael Sias.

 

Fonte: Correio do Povo

Post Author: Portela Online