Clique aqui para acessar

Encontros intermunicipais de Jovens Rurais mobilizam a região Celeiro

Divulgação

Entidades historicamente ligadas aos jovens rurais dão um passo importante para garantir um futuro com sucessores no campo. Nesta semana (de 04 a 06/09), a Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais vinculados à regional de Três Passos promovem os Encontros Intermunicipais de Jovens Rurais. Os eventos mobilizam 17 municípios da região Celeiro e têm o apoio de prefeitos, vereadores, professores e comunidades rurais.

“O objetivo é preparar os jovens para o Encontro Regional que irá ocorrer no dia 24 de novembro, em Campo Novo” explicou a assessora da regional sindical da Fetag de Três Passos, Jaqueline Remonti. “A gente acredita que esta seja uma forma de estar aproximando estes jovens”, completou Jaqueline.

Na terça-feira (04/09) pela manhã, o prefeito de Redentora, Nilson Costa, deu as boas-vindas aos participantes. À tarde, os Encontros ocorreram em Campo Novo e nos dias seguintes a programação transcorre em Derrubadas, Três Passos e São Martinho.

Censo 2017

A coordenadora estadual de Juventude Rural, Gênero e Educação do Campo da Emater/RS-Ascar, Clarice Bock, problematizou os dados do último Censo Agropecuário de 2017. Durante sua palestra sobre Juventude rural e desafios, Clarice falou sobre a diminuição da população jovem no meio rural gaúcho. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, havia 1,9% de jovens no meio rural e 11 anos mais tarde, o Censo mostrou que esse número caiu para 1,2 %.

“Isso nos preocupa, mas ao mesmo tempo nos faz refletir sobre o nosso papel enquanto entidade que presta assistência técnica e faz Extensão Rural Social no Estado”, analisou Clarice. “O nosso trabalho tem de ser cada vez mais efetivo, de modo a dar condições para que esse jovem que fica no meio rural se qualifique e busque cada vez mais se aperfeiçoar e ser aquilo que ele quer, com qualidade”, disse Clarice.

O gerente da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra, também repercutiu os números. “Que sequência o sindicato, as cooperativas, a Extensão Rural vão ter daqui a dez, 20, 30 anos? Com que público vamos estar atuando?”, indagou Turra. “Ainda temos jovens e precisamos dar a eles oportunidades, seja pela via de políticas públicas, seja pela via da parceria”.

Turra também aproveitou para agradecer às demais entidades pela forma como estão construindo a parceria com a Emater/RS-Ascar. “Contem conosco”, disse ele.

Também participaram dos Encontros Intermunicipais de Jovens Rurais a assistente técnica regional Social, Isabel Robaert de Souza, supervisora da microrregião de Tenente Portela da Emater/RS-Ascar, Rejane Gollo Fornari, coordenadora estadual de Juventude Rural da Fetag, Diana Hahn Justo, coordenador da Regional Sindical da Fetag Três Passos, Luiz Arnt, presidentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, vereadores, entre outros parceiros.

 

Fonte: Emater/RS-Ascar

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: