Clique aqui para acessar

Prefeitos e representantes do Turismo da Rota do Yucumã participaram de uma Reunião Extraordinária em Tenente Portela

Reunião ocorreu no Gabinete do prefeito de Tenente Portela, presidente da Rota do Yucumã / Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (21) de agosto , no gabinete do Prefeito Municipal de Tenente Portela,  ocorreu uma reunião Extraordinária  onde participaram prefeitos da cidade de  Tenente Portela, Derrubadas, Tiradentes do Sul,  Chiapetta, e  prefeito de El Soberbio (ARGENTINA) Roque Soboczinski, juntamente com representantes do turismo da Rota do Yucumã,  Brasil e  Argentina.

O objetivo do encontro,  foi  difundir os pontos turísticos dos  dois países , visto que, a demanda vem crescendo significativamente tanto do lado  Argentino , quanto do lado  Brasileiro.

Outro ponto debatido pelos presentes  em reunião,  é da  reativação do funcionamento integral do Posto de Fiscalização  no lado Brasileiro, tendo em vista que somente o posto da Aduana Argentina  está em atividade.  Um levantamento feito  pelos Argentinos  mostra que na alta temporada  mais de  150 mil turistas  cruzam a fronteira BRASIL/ARGENTINA, pela aduana de EL Soberbio x Porto Soberbo, na sua  maioria com destino ao litoral Catarinense.

Os prefeitos  buscam em  conjunto  expandir o turismo em suas regiões,  em conversa entre eles,  levantou-se a possibilidade de unificar  as  Aduanas, citado como exemplo,  o funcionamento do Porto em São Borja.

Analisando este fluxo de turistas que cruzam pela região, os prefeitos em conjunto buscam novas alternativas para que esses turistas procurem visitar os pontos turísticos da região, permanecendo o maior  tempo maior possível na região, não só limitados visitação  ao Salto do Yucumã, mas sim,   criar uma rota para que esses turistas tenham a oportunidade de conhecer   tudo o que nossa terra tem a oferecer, seja ela  as  belezas naturais, a cultura dos povos e a   gastronômica das diversas etnias presentes na região dos 21 município representados pela Amuceleiro e os  32 município que fazem parte da Rota do Yucumã,   fortalecendo a economia local de cada município que queria atrair o turismo para sua cidade.

Destacaram ainda solicitar a Comissão de Assuntos Municipais para marcar Audiência Pública com os representantes políticos e também com o Governador do Estado.

O presidente do Consórcio da Rota do Yucumã e prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni,   comprometeu-se em agendar reunião com o Secretário Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, para tratar sobre o assunto debatido.

Por fim, os assuntos foram registrados em uma ata, para que  ambos os lados  busquem maior  apoio ao fomento do Turismo na Rota do Yucumã  junto aos governos  do  Brasil e da Argentina.

Registro dos presentes em reunião:

Prefeito de Tenente Portela Clairton Carboni, Vice-Prefeito Valdir Machado Soares, Intendente de El Soberbio, Roque Soboczinski, Lic. en Turismo, Motta Victor, Director de turismo El Soberbio, Natanael Villada, representante Ministerio Turismo Misiones, Pereira Mario, Empresario, Miguel Angel Tazzi  Balza Don Dari, Empresa de transporte Río, sociedad limitada,  Alceu Diel, Prefeito de Tiradentes do Sul, Alair Cemin, Prefeito de Derrubadas, Angelita Bomm dos Santos, Secretária Municipal de Turismo de Derrubadas, Eder Both, Prefeito de Chiapetta, Felipe Sturmer e Fabíula Rosso, representantes da Rota do Yucumã, Marcia Mueller Medeiros, Assessora Parlamentar, para discutir parceria ao turismo entre as fronteiras Brasil e Argentina.

 

ASCOM

Fechar
%d blogueiros gostam disto: