Clique aqui para acessar

Dia D da vacinação contra Polio e Sarampo será 18 de agosto em Tenente Portela

Iniciou dia 06 de Agosto a Campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo e mais de 750 crianças devem buscar as salas de vacinação no município de Tenente Portela. O objetivo dessa campanha e evitar a reintrodução da Poliomielite e a disseminação do Sarampo. A meta do município é vacinar pelo menos 95 % das crianças e diminuir  a possibilidade de retorno e disseminação dessas doenças.

Todas as crianças de 1 ano completos a menores de 5 anos devem se vacinar, independente da situação vacinal. A campanha vai até dia 31 de Agosto e o dia D de mobilização será no próximo sábado dia 18, onde todos os postos de saúde (ESF 1, ESF 2, ESF 3 E ESF 4  Daltro Filho manhã e São Pedro a tarde) estarão abertos das 8 as 12 e as 13 as 17 horas para oportunizar àqueles que não podem comparecer durante a semana..

De acordo com a enfermeira Ezequeile Müller “Estamos enfrentando uma situação de baixas coberturas vacinais em todo o país , pois há a falsa impressão de que as doenças estão eliminadas. Mas pelo contrário, são as altas coberturas que fazem esses agravos desaparecer e é por isso que devemos continuar a vacinar nossas crianças para que essas doenças fiquem longe de toda a população”.

Nesse ano, a Campanha de vacinação será feita de forma indiscriminada para atingir coberturas homogêneas onde todas as crianças independente da situação vacinal irão receber uma dose adicional das vacinas para aumentar a proteção.

Segundo ainda a enfermeira, “Vacinando dessa forma, criaremos uma barreira garantindo que não haja a reintrodução desses vírus e se mesmo assim houver, que eles não encontrem fontes de infecção, pois todos estarão imunizados.”

O Sarampo é uma doença que pode matar e a Poliomielite causar sequelas irreversíveis pra vida toda e a vacinação é a única forma de prevenir. Os pais precisam entender a importância dessa campanha pois são atores essenciais desse processo de manutenção de eliminação dessas doenças, pois tem a responsabilidades pelos seus filhos e o compromisso de estar vindo até as Unidades de Saúde atá dia 31 para a vacinação.

Fechar
%d blogueiros gostam disto: