Rabiscos do Silêncio – Produzir certezas – Portela Online
Clique aqui para acessar

Rabiscos do Silêncio – Produzir certezas

Por Carlos Staczewski

Nos caminhos da nossa existência encontramos muitas dimensões que fazem a vida ganhar uma profunda e bela resposta de identificação com tudo e narram nossos pensamentos no percurso da fé.

Neste sentido, podemos definir a pessoa como um ser aberto ao mundo, pois quando fechamos as portas ao outro, procurando caminhos inversos a acolhida e ao respeito o nosso pensamento vai se acomodando e criando formas independentes, deixando-se levar pelas direções dos maus costumes.   

Mas quando soubermos abrigar em nós um pensamento equilibrado de abertura ao amor, solidariedade e coletividade, a nossa vida se transformará em ações que produzem certezas verdadeiras, sem deixar se levar por caminhos inseguros de violência, exclusão ou mentira. Esses caminhos tornam a beleza da vida sem sabor, pois contaminam as pessoas e deixam grandes lacunas nas famílias e na sociedade. 

Nós estamos inseridos nesse mundo, não para produzir falsidades, constrangimentos nem mágoas ou destruição do sentido da vida das pessoas.  Mas sim estamos aqui para procurar despertar certezas maiores  na esperança, acolhida e motivação dentro do espírito comunitário. Isso nos proporciona uma boa organização da vida em todos os sentidos, fortalece a busca constante pela abertura da verdade.

E tudo o que prejudica nossa sintonia em produzir essas  certezas maiores são ações contrárias a acolhida do conhecimento objetivo.  Isto acontece quando nós procuramos valorizar a centralização do “eu” e não permitimos que o outro possa se manifestar com suas dificuldades, dores e angústias, produzidas pelas coisas deste mundo.

O outro não pode ser sufocado pelo individualismo das nossas tendências  rotineiras que fazem esquecer a sua existência pessoal em nós . Muitas vezes as dificuldades que se encontram nos caminhos das outras pessoas são oportunidades que a vida nos mostra e oferece para podermos compartilhar de uma bela troca de experiências, produzindo certezas que justifiquem a presença do amor.

E amor que é amor nunca morre, mas fortalece nossa caminhada terrena para atingirmos com nossa fé a outra dimensão do plano de Deus com certezas que não morrem com o que existe no mundo. Essas dimensões não podem compactuar com ódio, raiva ou inveja, que fermentam sinais de morte no nosso coração. Nesse sentido nós estamos assassinando o outro espiritualmente, dentro do nosso interior.

Sabendo que esse outro tem a mesma imagem e semelhança de Deus em nós, que precisa ser buscado como uma notícia boa ao nosso coração, que deve ser interpretada através do pensamento agradável que precisamos formular aceitando os defeitos, fazendo com que cada um possa sentir-se bem onde estiver, sem quebrar a manifestação do amor mesmo estando ausente fisicamente desta pessoa. Isto desamarra a condição desapegada e cria condições favoráveis de apresentá-lo a nossa consciência através dos vínculos de paz e compreensão, pois a pessoa que souber produzir certezas com seu coração, olha a vida pelo  espelho da fé e não fica vagando em razões contaminantes que tornam a convivência pesada, sem sabor e gosto.

Tudo precisa estar em constante renovação em nosso coração com pensamentos de compreensão, acolhida e amor que promovam vida, dentro das certezas em Deus, alimentando nossa esperança em um mundo melhor já aqui junto das pessoas e da natureza, despoluindo os pensamentos que causam ações de destruição nas amizades, fazendo do conhecimento uma abertura ao diálogo com Deus, as pessoas e a própria consciência. Isso faz com que tenhamos calma, tranquilidade e paz para produzirmos certezas maiores das que presenciamos diante dos nossos olhos. Essa é a prova de que existe outro mundo possível que está a disposição de todos nós.

No entanto, é preciso valorizar cada momento das nossas vidas, plantando esperança, fé e amor nos corações tristes e abatidos que necessitam de coragem para não desanimarem diante dos desafios que encontrarem nos caminhos da existência.

 

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: