Clique aqui para acessar

Espaço do Internauta – BNCC: Em foco

A Base Nacional Comum Curricular  desperta anseios, reflexões e dúvidas, principalmente nas pessoas diretamente envolvidas com a educação. A partir dela a internauta Débora C. Guimarães Santos, Pedagoga e Pós-graduada em Gestão Escolar nos enviou o seguinte artigo:

BNCC: Em foco

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2017, surgindo com um prazo de 3 anos para ser implementada em todas as escolas de educação básica brasileiras, desde então, têm sido um assunto presente nas rodas de conversa de educadores de diferentes regiões do país.

Apesar da construção da Base ter contado com a participação de mais de 310 mil pessoas, recebendo em sua primeira fase cerca de 12 milhões de propostas, as quais foram na segunda fase, submetidas a debate público, obtendo a participação de 9 mil brasileiros, entre eles, professores, gestores e equipe de apoio técnica, a Base ainda representa, para alguns profissionais da área da educação motivo para anseios e preocupações quanto a sua execução.

A BNCC surge no atual cenário da educação brasileira, com o intuito de orientar a construção do currículo escolar, apresentando um documento que elenca os direitos e objetivos de aprendizagem para as diferentes etapas do ensino básico. Porem, a nova Base não pode ser compreendida como um documento autoritário, pois o currículo escolar deve abranger além das competências gerais da BNCC, também as necessidades regionais específicas do local onde se encontra a escola.

Com a nova Base os alunos ganham em direitos de aprendizagem, os professores por sua vez, têm pela frente grandes desafios, pois além de orientar os conteúdos a serem ministrados, o processo de execução da nova Base exige um novo professor em sala de aula, sai de cena o detentor único do saber e entra o mediador, aquele que orienta e auxilia, que deixa o aluno trilhar o seu próprio caminho na construção do conhecimento.


Débora C. Guimarães Santos
Pedagoga
Pós-graduada em Gestão Escolar
Mora em Tenente Portela – RS

 

 

 

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: