Clique aqui para acessar
DestaqueTurismo

Sema apresenta novidades para municípios da Rota do Yucumã

Salto do Yucumã – Foto: B-E Nilsen photography

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, participa, nesta sexta-feira, 4 de maio, de reunião com os prefeitos dos 32 municípios que integram o Consórcio Rota do Yucumã. Durante o encontro que acontece hoje no auditório da Câmara de Vereadores de Coronel Bicaco, Ana Pellini irá apresentar aos gestores os termos de um convênio de cooperação a ser firmado entre a Sema e o consórcio. O objetivo do acordo é implementar ações conjuntas para estimular o turismo na região noroeste do Estado.

Localizado no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, fronteira com a Argentina, o Salto do Yucumã possui 1,8 quilômetro de extensão e é considerado a maior queda d’água horizontal do mundo. Apesar do grande potencial turístico, a falta de infraestrutura é um passivo histórico que desestimula as pessoas a ir ao parque. Na última reunião com os prefeitos, há três meses, no Palácio Piratini, quando foi anunciado acordo que determina a visibilidade do Salto do Yucumã aos finais de semana, Ana Pellini assumiu o compromisso de buscar alternativas para fornecer água potável aos visitantes do Turvo.

“O governo está buscando alternativas para resolver antigos problemas do Parque Estadual do Turvo. Assumimos esse compromisso e agora estamos apresentando a solução para essas demandas, que são um anseio da comunidade”, destaca a secretária. Segundo ela, dois poços artesianos serão perfurados no Parque do Turvo, possibilitando o abastecimento de água. Orçado em cerca de R$ 60 mil, o projeto será custeado com recursos de medidas compensatórias. A estimativa é de que os poços fiquem prontos em 30 dias.

Para operacionalizar os poços artesianos, será preciso dispor de energia no local. Professores e estudantes do curso de engenharia elétrica da Universidade Regional Integrada (URI) de São Luiz Gonzaga desenvolveram e apresentaram à Sema um projeto de instalação de placas fotovoltaicas. A partir da geração de energia solar, será possível viabilizar o funcionamento de bebedouros com água gelada no parque. O projeto está sendo analisado pela secretaria. Ana Pellini também irá falar aos prefeitos sobre a proposta de construção de um mirante no Salto do Yucumã. A ideia é firmar parceria com uma universidade para erguer a estrutura, prevista no plano de manejo da unidade de conservação.

Conforme o termo de cooperação, a Sema deverá conceder um desconto de 50% para os moradores dos municípios da Rota do Yucumã que aderirem ao convênio. Caberá às prefeituras fornecer mão de obra, material e máquinas para melhorar a logística de acesso ao Parque do Turvo. Esses assuntos também serão apresentados aos integrantes do conselho gestor do Parque Estadual do Turvo, durante reunião que será realizada na mesma sexta-feira, às 14h, na sede da unidade de conservação, em Derrubadas, onde serão debatidas, ainda, a fiscalização do parque e o manejo de espécies exóticas invasoras, entre outros temas.

1 pensou em “Sema apresenta novidades para municípios da Rota do Yucumã”

Deixe uma resposta

Fechar
%d blogueiros gostam disto: