Rabiscos do Silêncio – Presos a Imanência – Portela Online
Clique aqui para acessar

Rabiscos do Silêncio – Presos a Imanência

Como faz bem poder sentir a vida com respeito, responsabilidade e partilha. Pois a vida é maravilhosa e nos proporciona ter acesso às dimensões da imanência e da transcendência.  

Com isto se confirma que a pessoa não pode viver presa às coisas deste mundo, as quais com o tempo passam sobre nós, precisando ser valorizadas pelas nossas atitudes de responsabilidade na representatividade de uma consciência livre e tranquila 

E a imanência é este mundo em que nós estamos mergulhados,  cada qual com suas dores, preocupações e cuidados. É este envolver-se que nos faz buscarmos uma fé verdadeira que seja alimentada e direcionada pela condição da autoafirmação pelos caminhos na transcendência, isto é, eu não pertenço às coisas que são colocadas pela expansão de matéria, que é perecível, mas que através dessa condição possa chegar a dimensão da exterioridade do espírito.  

Por isso, nós não podemos viver presos às coisas deste mundo, mas precisamos saber usá-las para o fortalecimento da nossa condição humana. E sem essa condição não se pode chegar ao caminho seguro da transcendência junto com as nossas boas atitudes do saber usufruir do que existe neste mundo. Tudo o que se coloca como sendo a manifestação da imanência na matéria não podem ser usado para brigas, rivalidades, desuniões e explorações, pois isso torna a nossa vida sujeita a corruptibilidade. 

É preciso saber fazer o exercício do fortalecendo na atitude do bom uso de tudo o que se manifesta na imanência do nosso ser, tendo amor pela natureza, pelaspessoas e por Deus. Não obscurecer a nossa vida com abusos contrários à dignidade das pessoas, fechando-nos ao individualismo secreto que não deixa transparecer as necessidades dos indefesos: materialmente, espiritualmente e moralmente.  

E tudo o que está colocado na imanência: água, solo e ar, sol estão colocados para que a humanidade possa se servir através da justiça no trabalho, boa conduta aos bens materiais e boa intenção a serviço dos dons recebidos. Não para exploração, repressão e acúmulo das riquezas, deixando muitas pessoas com múltiplas necessidades: fome, frio, sem acesso à educação, saúde e segurança. 

Aqui somos todos irmãos: preto, branco, pardo, indígena, todos enfimCada um  de nós precisa ser respeitado com aceitação de sua essência. Não pode ser diminuído, anulado ou excluído da convivência social.  Também não deve servir de acomodação em torno do bem comum. É precisa despertar uma consciência crítica quando a exploração se faz presente, seja na economia, política ou através dos meios de comunicação social. 

Pois todos nós integramos aa imanência, a qual exige uma participação que valoriza as pessoas na sua dignidade, tendo uma comunicação verdadeira e que abasteça a consciência das pessoas no fornecimento de um crescimento intelectual, moral e disciplinado no sentido de não enganar ou desfazer o prazer das pessoas na busca incessante pela sua fé nos caminhos da transcendência. 

Quem vive preso á imanência do ser, precisa de um despertar renovador em seu caminho. Com o sentido de saber fazer da imanência um peregrinar seguro, responsável e harmonioso junto a transcendência. Mas a transcendência precisa ser sentida e buscada aqui na imanência, isto é através do fortalecimento do perdão, amor e respeito, por todos os nossos semelhantes, numa reciprocidade de sintonias verdadeiras.  

Neste sentido, a nossa vida ganha dimensões profundas de acolhida, aceitação e afirmação com tudo o que existe na imanência que é matéria e poderemos contemplar através de um sentimento organizado as belezas da transcendência no espírito, pelo exercício interno de nossa fé. Assim compreenderemos a manifestação poderosa de Deus junto de nossas vidas, que do nada forma seres vivos a exemplo da vida humana que nasce e se transforma na transcendência. Mas é preciso saber orientar a nossa consciência no direcionamento correto a tudo que indica convivência fraterna tirando do nosso ser todas as manifestações de verificação teórica.   

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: