RS terá temporal nesta sexta-feira – Portela Online
Clique aqui para acessar

RS terá temporal nesta sexta-feira

 

Foto: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/ INPE

Esta sexta-feira, 6 de outubro, será de temporal em todo o Rio Grande do Sul, com pancadas a qualquer hora do dia. Pela manhã, a chuva se concentra no sul, de forma fraca a moderada. No entanto, a área de instabilidade se organiza na forma de uma frente fria e se espalha para o resto do Estado ao longo do dia.

Conforme a Somar Meteorologia, as pancadas mais fortes devem se concentrar no Norte com chance de raios e granizo, inclusive na Região Central. As rajadas de vento podem ocorrer em todo o Rio Grande do Sul, podendo variar entre 60km/h e 90km/h, segundo a Defesa Civil. O alerta é para o risco de a chuva gerar acúmulos de água, o que traz chances de alagamentos e possíveis enchentes devido ao transbordamento de rios e arroios.

No entanto, o temporal não deve ser tão forte quanto o de domingo, 1º de outubro, passado, informa o meteorologista Caio Guerra.

A chuva já começou há algumas horas, de forma leve a moderada, na fronteira com o Uruguai e no Litoral Sul.  A temperatura será maior em relação aos dias anteriores, o que contribui para a formação das rajadas de vento, raios e granizo.

Além disso, a grande presença de nuvens no RS provoca menor variação de temperatura, uma vez que elas não permitem a troca de calor entre a superfície e a atmosfera.

Final de Semana

O fim de semana também será de tempo instável. No sábado, a chuva deve sair do sul do Estado e se concentrar na região norte. Ao mesmo tempo, o deslocamento da zona de instabilidade dá lugar para que um ar mais frio se estabeleça na região. Em São José dos Ausentes, a previsão de mínima é de 10ºC.

No domingo, a chuva deve persistir na região Norte, com pancadas ao longo do dia, mas voltar ao Sul, de forma fraca.

De acordo com o Cpetc/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), para Tenente Portela, a previsão é de pancadas de chuvas e tempestades durante o dia.

* Com informações da rádio Gaúcha

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: