Clique aqui para acessar

Dia do Colono e Motorista é celebrado nesta terça-feira – Feriado em algumas cidades

 

Nesta terça-feira, 25 de julho, será celebrado mais uma vez o Dia do Colono e Motorista. Em diversos municípios da região, a data é feriado, devido à importância que as duas atividades representam para o desenvolvimento das comunidades de pequenos e médios municípios. O feriado também é considerado religioso, já que na tradição da Igreja Católica o 25 de julho marca o dia de São Cristóvão, considerado padroeiro dos motoristas.

Na região Celeiro, a terça-feira será feriado em alguns municípios: Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Chiapetta, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Redentora, São Martinho (ponto facultativo), Sede Nova, Tiradentes do Sul e Três Passos.

Um pouco mais sobre a data

A data de 25 de julho foi instituída como Dia do Colonoem 1968, com a criação da Lei Federal 5.496, em 5 de setembro daquele ano. Porém, a data já era conhecida desde 1924, quando estava ocorrendo as comemorações do centenário da vinda dos alemães para o Rio Grande do Sul, e a data foi reconhecida e usada para celebrar os colonos, principalmente os de origem germânica.

A história dessa data está quando da chegada dos primeiros alemães, que em 18 de julho de 1824, vieram para se instalar no Brasil, desceram em Porto Alegre, sendo recebidos pelos governantes da época. Logo após, em 25 de julho, realizaram o que seria o primeiro culto evangélico do Estado, tornando a data como um marco para a região, ampliando a cultura religiosa, antes regida apenas pelo catolicismo e religiões indígenas.

A imigração européia está marcada na história do Rio Grande do Sul, com o desenvolvimento de atividades agrícolas que são verdadeiras identidades das regiões onde as pequenas propriedades rurais são a característica mais forte.

Já o Dia de São Cristóvão é comemorado anualmente em 25 de julho, de acordo com a tradição da igreja católica.

Esta é uma data religiosa que homenageia a figura de um dos santos católicos mais populares do mundo: São Cristóvão, o padroeiro dos viajantes e peregrinos.

O Dia de São Cristóvão coincide com o Dia do Motorista, justamente porque São Cristóvão é considerado o padroeiro dos caminhoneiros, taxistas, motoristas e viajantes em geral.

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: