Clique aqui para acessar

Rabiscos do Silêncio – Os Frutos da confiança

 

A confiança é uma palavra complexa e quando for bem usada, interpretada e difundida com uma pratica duradoura produz frutos bons e saborosos fazendo com que as pessoas se deliciem. Esses frutos são amor, perdão, compromisso, verdade, fidelidade e gratidão.

Tudo isso faz bem porque aumenta nossa autoestima, fortalece as relações e nos direciona a busca constante por Deus, as pessoas e a nós mesmos. É muito saudável ver a mãe que confia nos filhos e os filhos que retribuem dessa confiança, relatando aos pais a verdade sem permitir que haja o direcionamento do engano, enquanto esses sejam seus responsáveis até atingir a idade adulta. Neste sentido o futuro desses filhos será a continuidade do exemplo dos pais.

Ao contrário disso é a desconfiança que corta consciências, polui corações e contamina relacionamentos. É muito triste ver o quanto ela é destruidora quando se une à mentira, à vaidade e ao orgulho. Tem influência direta nas pessoas, pois trabalha com objetivos de destruir, danificar e prejudicar o crescimento dos frutos saborosos da sociedade. Manifesta-se com a intenção de mostrar o seu próprio interesse, atrapalhando na busca da felicidade das pessoas.

Amarra os sentimentos e não deixa transparecer a revelação da paz na vida com as ocupações das pessoas. Quem é atingido pela desconfiança sofre muitas consequências danosas por quem a formula a fim de programar medo, dominação e descontrole. E muitas pessoas agem indiretamente para que ela não seja revelada por atos nocivos a sociedade. Exemplo disso são os traficantes de drogas, os políticos que trabalham com o engano, os caluniadores e derrotistas.

Mas quem tem a confiança em sua consciência sabe orientar a vida pela coragem, dinamismo e verdade. Não se anula, pois trabalha para o bem das pessoas. E todos nós necessitamos de confiança para podermos ser agentes na sociedade.  O médico para com seus pacientes, o religioso com seus fieis, o político com os eleitores, o patrão com seus empregados, o professor com os estudantes, o técnico de futebol com seus atletas e tantos outros.

Confiar fortalece os laços de integração social e nos torna capazes de desempenhar nossas tarefas com um olhar sadio, respeitoso e responsável dentro do espírito comunitário. Desperta nossas atitudes em aceitar as diferenças que cada um de nós trás dentro de si. Aproxima-nos das pessoas, tornando-as membros da socialização, capazes de serem enriquecidas na sua fé, dignidade e comprometimento.

Olhando a realidade ao nosso redor poderemos ver que existem muitas pessoas necessitando do entusiasmo da fé, na busca da autoestima e reconhecimento dos seus valores. São nossos vizinhos, parentes, amigos, presidiários ou pacientes nos hospitais. Além de tantas outras entidades que necessitam serem olhadas com amor e confiança, não com julgamentos pesados sem a justificativa de acolhida.

Quantas crianças, adolescentes, jovens e idosos necessitando de uma presença que faça bem, com motivações espontâneas que partam da nossa alma e sejam distribuídas com abundância para todas as pessoas que estejam em situações de desconforto, solidão e dor. São pessoas que precisam de estímulo, coragem e paz para poderem voltar a ver a vida na dimensão dos frutos da confiança. E nossa alma é a portadora destes frutos, mas é necessário descobri-los, cultiva-los e não guardá-los no individualismo.

Com a busca desses valores, Deus fortalecerá nossa condição humana. Todos nós juntamente com a imanência da nossa vida que também precisa ser despertada. E quantos desperdícios que acontecem por falta de compressão, perdão e amor, pois todas as pessoas precisam ser alimentadas com frutos bons e saborosos e não azedos contaminados ou estragados pelo tempo mal conduzido.

Nesse sentido, o tempo bem aproveitado transforma nossa confiança em frutos saudáveis. E poderemos doá-los numa distribuição correta aos corações necessitados, sem medo de desperdícios. Sentiremos uma profunda leveza em nossa vida, pois esses frutos não se esgotam. Mas aumentam em grandes proporções pelo uso correto da consciência e ajudam na cicatrização das feridas de quem busca consolo,  fortaleza e motivação para poderem desfrutar de experiências renovadoras com a confiança que depositarmos nelas.

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: