18 de Maio: Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças – Portela Online
Clique aqui para acessar

18 de Maio: Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças

 

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa.

As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor.

O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos.

As duas situações são crimes de violência sexual.

 Denúncias

No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Os dados mostram que, de março de 2011 a março de 2016, o Disque “100 “ recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

Programação Alusiva ao dia 18 de Maio em Tenente Portela:

 16 de maio 2017 – terça-feira

08:30 min.  Visitação nas Escolas Municipais e Estaduais, com distribuição de folders e convite para o evento do dia 18 de maio.

10:30 min. Pedágio informativo

13:30 min. Visitação nas Escolas Municipais e Estaduais, com distribuição de folders e convite para o evento para o dia 18 de maio.

15:30 min. Pedágio informativo.

17 de Maio – Quarta-feira

08:30 min. Palestra com assistente social e Psicóloga do CREAS com os alunos d SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de vìnculos.

10:00 min. Plantio de flores amarelas 0 símbolo do dia 18 de maio, com crianças do SCFV

13:30 min. Palestra com Assistente Social e Psicólogia do CREAS com alunos do SCFV.

15:00 min. Plantio de flores  amarelas – símbolo do dia 18 de maio, com crianças do SCFV.

18 de maio – Quinta-feira

08:30 min. Sessão cinena . local: Centro Cultural

10:30 min. Discução sobre o tema

13:30 min. Sessão cinema. local: centro Cultural

alunos de escolas municipais e estaduais, 6º ao 9º ano e ensino médio.

15:30 min. Discução sobre o tema.

Fonte: ASCOM

 

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: