Ministério Público do RS tira site do ar por prevenção

Print Screen / Imagem: Produção PO

A equipe técnica do Ministério Público do estado retirou seu site na tarde desta sexta-feira,  12 de maio, com medida de precaução após os ciberataques em larga escala que derrubaram sistemas de informações de empresas e instituições na Europa. A página foi despublicada pouco depois das 16h.

A decisão de retirar a página do ar foi tomada após uma reunião dos grupos de tecnologia da informação do MP quando a notícia dos ataques veio à tona. No entanto, o órgão garante não ter registrado nenhum caso de infecção de aparelhos.

Os ataques afetaram mais de 70 países, incluindo o Brasil, onde causaram a interrupção do atendimento do INSS. Na Inglaterra, hospitais públicos tiveram serviços afetados.

Foram usados por hackers vírus de resgate (ou “ransomware”), que inutilizam o sistema ou seus dados, até que seja paga uma quantia em dinheiro –entre US$ 300 e US$ 600 em Bitcoins, diz a empresa de segurança russa Kaspersky Lab. Ou seja, eles “sequestram” os dados e pedem uma recompensa. A empresa detectou 45 mil ataques, em relatório divulgado na tarde desta sexta-feira. A maior parte foi registrada na Rússia.

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: