Clique aqui para acessar

Colheita da safra de grãos está praticamente encerrada no estado

 

Todas as culturas apresentaram produtividade superior à estimada nesta safra – Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

A colheita de grãos no Rio Grande do Sul está praticamente encerrada, com a soja atingindo 99% da área, o milho, 96% das lavouras, e o arroz, 97%, com algumas poucas lavouras no Sul e Campanha em final de maturação. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater, o feijão da 2ª safra é a única cultura que ainda tem áreas em desenvolvimento. A colheita chega a 55% da área cultivada e o restante está em fase final de maturação. As recentes condições meteorológicas favoreceram a evolução das lavouras.

Quanto às produtividades obtidas nesta safra, todas as culturas apresentaram números superiores ao previsto, projetando uma excelente safra. A estimativa final deverá ser publicada na próxima semana, assim como as primeiras expectativas para a safra de inverno 2017.

Na comercialização, a situação se apresenta de maneira inversa, com os preços registrando valores abaixo dos praticados no ano passado, anulando os ganhos obtidos. É bem provável que o valor bruto da produção deste ano atinja valores semelhantes ou menores. Dessa forma, os agricultores enfrentam problemas na hora de negociar a produção. No milho, por exemplo, além do preço defasado, há problemas de armazenamento, uma vez que a soja tem preferência na ocupação dos silos e armazéns no estado.

 

Fonte: Adriane Bertoglio Rodrigues/Ascom Emater RS-Ascar

Fechar
%d blogueiros gostam disto: