São Francisco de Paula: situação de emergência é reconhecida pelo Estado e União

O município de São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, que foi atingido por um forte temporal no último domingo, 12 de março, teve a situação de emergência homologada e reconhecida pelo governo do Rio Grande do Sul e pelo governo federal. A publicação foi divulgada nos diários oficiais da União e do Estado nesta quinta-feira, dia 16.
Com a homologação por parte do Estado, o município passa a ter acesso a uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária, como o recebimento de kits dormitório, de higiene e limpeza e possibilidade de saque do FGTS. Já o reconhecimento da União possibilita que o governo federal autorize o repasse de verbas para ações de reconstrução no município.
Segundo a Defesa Civil gaúcha, o desastre afetou mais de 2,5 mil habitantes do município, o que corresponde a cerca de 10% da população total. Uma pessoa morreu e 84 ficaram feridas, e cerca de 350 residências foram danificadas – sendo que 65 ficaram destruídas.
O prejuízo para o município está estimado em mais de R$ 23 milhões. Áreas da indústria, geração de energia elétrica e habitação contabilizaram os maiores prejuízos.
Você precisa fazer log in para comentar.