Clique aqui para acessar

São Francisco de Paula foi atingido por tornado, confirma Meteorologia

 

Foto: Reprodução reportagem da RBS TV

Meteorologistas da MetSul Meteorologia confirmaram na tarde desta segunda-feira, 13 de março, que o município de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, foi atingido por um tornado nesse domingo, dia 12. A informação foi divulgada pelo órgão em sua página oficial no Facebook.

Os dados obtidos, analisados e as condições atmosféricas presentes na região no momento do episódio sustentam a conclusão sobre o registro do fenômeno sobre a cidade, diz a Metsul. O tornado veio acompanhado de uma supercélula de tempestade severa. Em em razão da magnitude dos danos estruturais totais, o vento em alguns pontos da cidade pode ter atingido a velocidade de 150 km/h.

O fenômeno ingressou de Oeste para Leste a partir do sentido Canela-Litoral com atuação em parte da área urbana, afetando principalmente quatro bairros. O tornado foi resultado do avanço de uma frente fria sobre o Estado que organizou uma potente linha de tempestades com raios, granizo e vento forte. Sobre a Serra Gaúcha atuava uma corrente de jato – corredor de vento em baixos níveis – transportando ar quente. Este tipo de corrente costuma criar condições propícias à formação de tornados ao interagirem com sistema frontais de rápido deslocamento.

O município deve decretar estado de calamidade pública. A Defesa Civil do Estado divulgou nesta manhã um boletim sobre os danos causados, informando que a cidade teve 500 casas destruídas e contabiliza 70 desalojados. Ao todo, 1,6 mil pessoas foram afetadas. Uma pessoa morreu.

Confira fotos dos estragos causados pelo tornado clicando aqui.

 

Fechar
%d blogueiros gostam disto: