Clique aqui para acessar
DestaqueRabiscos do Silêncio

Rabiscos do Silêncio: A realidade das ideologias – Por Carlos Staczewski

 

Por ideologia se entende o estudo de ideias, mas é preciso saber distinguir bem o seu verdadeiro sentido, pois existem as falsas ideologias que são formuladas para confundir as pessoas e que pensam diferente da essência da verdade.

Ideologia é o conjunto de ideias, de valores, de maneiras de pensar de cada um de nós.  Também pode significar ideias erradas, incompletas ou falsas, sobre fatos e acontecimentos da sociedade. Porém é preciso saber captar a interpretação correta de tudo o que parece ser verdadeiro, daquilo que é apresentado, e formular o senso crítico para que a nossa consciência trabalhe com a sondagem falsa e possa transformar aquela ideia em ação confiável.

Mas as ideologias são complicadas e ao mesmo tempo importantes porque nos ajudam a compreender a superestrutura da sociedade com suas instituições políticas,  morais e jurídicas. E também se faz presente na linguagem da comunicação social transmitindo significados e valores individuais ou em determinados grupos em que a ideologia é trabalhada sobre os fatos definidos como senso  do que é bom ou mau, verdadeiro ou falso para a sociedade, para as pessoas, enfim para a realidade.

Tais valores devem ser colocados para que a sociedade possa se valer da verdade dos fatos e não da elaboração de uma ideologia falsa, porque a mentira e o engano afetam os cidadãos na sua individualidade. E o que é pior, podendo levá-los a sofrerem muitas cargas no seu mundo psicológico. Portanto as pessoas tem por direito receberem notícias de fatos e acontecimentos que sejam verdadeiros e não elaboradas para proteger um grupo ou dominar, manipular e desfazer a consciência das pessoas.

As ideologias precisam ser despertadas para a realidade de todas as pessoas. Precisamos captar as ideias e transformá-las em ações verdadeiras que sejam colocadas de maneira positiva, a fim de que todas as pessoas possam se beneficiar das ações da ideia  criada,  na prática de transformação da síntese do problema. Ver o núcleo central da intenção que é formulada.

Outro ponto importante nas ideologias é o conhecimento das ideias do que é colocado uma vez que na sociedade brasileira apenas 5% da população, possui todos os meios de produção e riqueza. São estes os chamados problemas sociais: os ecologistas, os que fazem greves, mobilizações pela preservação dos direitos previdenciários, favelados, desnutridos, professores. É preciso ver com um olhar consciente e responsável onde está a raiz dos problemas ideológico de um sistema capitalista e que leva a grande dominação de uns sobre os outros.

E quando surge alguém com ideias, leis e pensamentos diferentes dos que o capitalismo apresenta, se faz de tudo para encobrir, apagar ou desfavorecer as intenções  da ideia criada de bem e partilha. É preciso mergulhar nosso caminho  numa esperança transformadora e não ficar alimentado utopias, abrindo espaço ao pensamento positivo. Com ideias reais de alianças, com a verdade, porque somente ela nos fará abrir os horizontes da janela de nossas vidas e trará um ar de transformação que a sociedade tanto almeja.

Não podemos perder o ímpeto de transformação, colocando em nosso coração tudo o for verdadeiro e real. Contribuindo com a propagação da paz, justiça e confiança entre as pessoas. Sabendo distinguir as verdadeiras ideologias, numa conjuntura de ideias que ajudem as pessoas a encontrarem forças na construção de um mundo mais humano e igualitário, longe da desordem na manipulação, dominação e exploração, que muitos males tem trazido para a humanidade, principalmente para as classes mais pobres.

 

Clique aqui

Deixe uma resposta

Fechar
%d blogueiros gostam disto: