Ministério da Saúde antecipa vacinação contra a gripe no Brasil

 

Foto: Reprodução Palácio Piratini – Gustavo Gargioni

O Ministério da Saúde (MS) antecipou para o dia 10 de abril o início da vacinação contra a gripe no Brasil neste ano.

Em sua conta no Twitter, o Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, anunciou a data e explicou a motivação da pasta: “solicitação ao MS baseada na gravidade da Influenza no atual inverno na Europa. Isto indica possibilidade de gravidade no nosso inverno”, escreveu ele.

No ano passado, o Dia D de vacinação ocorreu em 30 de abril, após um aumento nos números de casos de morte pela doença. Apenas no Estado do Rio Grande do Sul foram 209 mortes pelo vírus Influenza em 2016.

O Ministério da Saúde ainda não divulgou o cronograma de entrega nem a quantidade de doses destinadas ao Estado, mas Gabbardo estima que o número seja parecido com o do ano passado, quando a secretaria recebeu 3,6 milhões de vacinas.

Encaixam-se no grupo com maior vulnerabilidade crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras), trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e o público penitenciário.

 

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: