Conta de energia elétrica ficará mais cara em todo o País – Portela Online
Clique aqui para acessar

Conta de energia elétrica ficará mais cara em todo o País

 

Foto: Reprodução Agência Brasil – Marcello Casal Jr.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nessa terça-feira, 21 de fevereiro, o pagamento de indenizações bilionárias devidas às transmissoras de energia elétrica. Com isso, a conta de luz deve subir no País em média 7,17% neste ano, porém, o índice varia dependendo da distribuidora.

Uma medida provisória de 2013 alterou o marco regulatório do setor elétrico, o que permitiu a redução de cerca de 20% na conta para os domicílios e para a indústria. Só que, em 2015, o governo percebeu que não tinha dinheiro para manter os subsídios à tarifa. No total, a indenização às transmissoras de energia soma R$ 62,2 bilhões, que devem ser pagos até 2024.

Considerando as diversas distribuidoras que atendem os clientes de todo o País, a Aneel estima que o aumento deve ficar entre 1,13% a 11,45%, mas isso não significa que as contas vão subir nessa magnitude, pois a transmissão é apenas um de vários itens que compõe as tarifas, que inclui custos de geração, distribuição, subsídios e impostos.

 

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: