Clique aqui para acessar

Frota gaúcha registra menor crescimento em 13 anos, aponta Detran

 

Foto: Reprodução Palácio Piratini - Leandro Osório
Foto: Reprodução Palácio Piratini – Leandro Osório

Um levantamento realizado pelo Detran aponta que o Rio Grande do Sul registrou no ano passado o menor crescimento da frota de veículos dos últimos 13 anos, com um incremento de apenas 2,7%.

Desde 2003, quando a baixa automática dos veículos que não substituíram a antiga placa amarela reduziu a frota em 9%, o crescimento não era tão baixo. O ritmo, que vinha em uma média de 6% ao ano desde então, começou a reduzir em 2014. Passou de 5,3% de aumento naquele ano para 3,5% em 2015, sempre em relação aos anos anteriores. O levantamento do Detran gaúcho analisa o período de 1997 a 2016.

Conforme o órgão, a desaceleração da economia é a explicação óbvia para o menor crescimento. Mas pode sugerir também um movimento de mudança, pois algumas pessoas já começam a perceber desvantagens no veículo particular: congestionamentos, custos de manutenção e estacionamento, entre outras, fatores estes que muitas vezes têm tornado o carro um inconveniente, mais que um conforto, o que tem feito muita gente buscar alternativas como morar próximo do trabalho, utilizar transporte público e alternativo, como a bicicleta.

O incremento da frota gaúcha foi de 144,4% em 20 anos. Em 1997, eram 2,6 milhões de veículos. Ao virar o ano de 2016, já eram 6,4 milhões, uma diferença de 3,7 milhões de veículos a mais circulando nas ruas e rodovias do estado.

variaçao-frota-rs

 

Fechar
%d blogueiros gostam disto: