Atentado com carro-bomba em mercado deixa dezenas de mortos na Síria

 

Dezenas de pessoas morreram em um atentado com um carro-bomba num mercado em Azaz, na região norte da Síria, nesse sábado, 7 de janeiro. O mercado estava repleto de pessoas e o Observatório para os Direitos Humanos na Síria informou que 43 pessoas morreram, porém, a emissora Al Manar, que pertence ao grupo Hezbollah, diz que o ataque deixou 60 mortos e 150 feridos.

Azaz fica a cerca de 50 quilômetros da cidade síria de Aleppo e a menos de 10 quilômetros da fronteira com a Turquia. A localidade vem recebendo um grande fluxo de “novos moradores” por causa da assinatura de um cessar-fogo entre grupos rebeldes e o governo de Bashar al-Assad.

A trégua, que entrou em vigor em 30 de dezembro, foi intermediada por Rússia, Turquia e Irã, e prevê que as conversas para firmar um acordo de paz comecem no dia 23 de janeiro. Por causa dessa negociação, muitos rebeldes e civis, que estavam sitiados em Aleppo, foram morar em Azaz.

Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado, mas o grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) tentou tomar o controle da cidade por diversas vezes desde 2013.

 

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: