Alistamento militar no RS poderá ser feito pela internet a partir de 2017 – Portela Online
Clique aqui para acessar

Alistamento militar no RS poderá ser feito pela internet a partir de 2017

Foto: Reprodução Página Oficial do Exército Brasileiro no Facebook
Foto: Reprodução Página Oficial do Exército Brasileiro no Facebook

A partir de 1º de janeiro de 2017, o alistamento militar dos jovens que completarão 18 anos poderá ser realizado pela internet no Rio Grande do Sul e diversos outros Estados.

Conforme Comando da 3ª Região Militar, responsável pelo processo de alistamento na área do RS, a mudança deve racionalizar o processo e evitar deslocamentos até as Juntas de Serviço Militar.

No processo de alistamento, que poderá ser realizado pelo site www.alistamento.eb.mil.br, o jovem terá que lançar seus dados individuais no Sistema do Serviço Militar e Mobilização, sendo necessária a utilização do CPF (obrigatório) e dos dados de um de Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Nacionalização ou Registro Geral (Identidade). Caso não possua CPF, o alistando deverá fazer a inscrição no cadastro de contribuintes, junto à Receita Federal, ou fazer seu alistamento presencial na Junta de Serviço Militar mais próxima.

O jovem deverá informar um número de telefone celular válido no Brasil e uma conta de e-mail particular para o envio de mensagens, como, por exemplo, local e data do exame de seleção, entrega de documentos, avisos de agendamento de datas e outras informações de interesse.

Ao realizar o alistamento online, o jovem ainda deve declarar o município de residência e indicar a Junta de Serviço Militar mais próxima, onde se compromete a apresentar os documentos comprobatórios do alistamento (em especial comprovante de residência), quando for solicitado. O Certificado de Alistamento Militar (CAM) somente será emitido na Junta de Serviço Militar se solicitado pelo interessado, no caso de necessidade de comprovar o alistamento junto a algum órgão público ou empresa privada.

O alistamento online não estará disponível para os estados do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio de janeiro, Rondônia, Roraima e para o interior de São Paulo.

 

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: