Destaque

Sescoop/RS promove Programa de Educação e Cultura Cooperativista

 

 

presidente-do-sescoop-vergilio-perius
Evento aconteceu em Campo Novo, em preparação para a 9ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo que acontece no próximo sábado, dia 26 / Foto: Divulgação

A cidade de Campo Novo, na região Celeiro do Estado, recebeu no último sábado, 19 de novembro, o Programa de Educação e Cultura Cooperativista, promovido pelo Sescoop/RS, com o apoio das cooperativas da região, Cotricampo e Sicredi Celeiro RS/SC. O Programa tem como objetivo integrar dirigentes, associados, colaboradores, familiares e comunidades em que atuam as cooperativas; divulgar a doutrina cooperativista; promover os princípios e valores do cooperativismo e promover a educação cooperativista por intermédio de espaços culturais, prioritariamente a música.

A programação, que serviu como preparação para a 9ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo que acontece na cidade, no dia 26 de novembro, trabalhou a educação cooperativista com quatro diferentes grupos: jovens, lideranças, mulheres e crianças, incentivando-os a serem protagonistas no desenvolvimento e gestão das cooperativas.

Na sede social da Afucampo, o grupo de 180 lideranças de cooperativas, entidades sociais, prefeitos e demais autoridades regionais assistiu à apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, VergilioPerius, sobre as Potencialidades do Cooperativismo Gaúcho e participou de painéis sobre o tema “Experiências de Gestão e Educação Cooperativa”. Representando o ramo Crédito, os painelistas foram o presidente da Sicredi Celeiro RS/SC, Vitor Augusto Rizzardi, e o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Müller. E representando o ramo Agropecuário, o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, e o diretor da Ocergs e presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires.

A Escola Estadual São Francisco de Sales recebeu cerca de 60 crianças de até 13 anos que aprenderam sobre Educação Financeira, com a coordenadora do curso de Matemática das Faculdades FAI, Lourdes ConciGriebeler. Em seguida, a educadora ambiental Samara ArsegoGuaragni apresentou o Projeto A Turminha da Reciclagem, realizado pela Fundação AuryBodanese, Cooperativa Central Aurora Alimentos e Sescoop/RS, que educa e ensina as crianças de um jeito divertido a cuidar do meio ambiente. As crianças também participaram de momentos de descontração e socialização com a contadora de histórias Eva Lenita Trierveiler que, através do projeto da Aurora Alimentos, Roda de Leitura/Contação de Histórias, contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças.

Na mesma escola, cerca de 70 jovens de até 21 anos assistiram à palestra do professor e pesquisador Everaldo Marini, em que ele apresentou dados sobre as cooperativas escolares no Brasil e no mundo, sua história e origem, objetivos, benefícios, responsabilidades e orientou sobre como constituir uma cooperativa escolar. Em seguida, o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Adriano Lago, explanou sobre “Sucessão Geracional em Propriedades Rurais”, auxiliando os jovens a refletirem sobre a sucessão familiar, o padrão sucessório, as condições ou os cenários capazes de estimular a sucessão, as implicações da não sucessão e os caminhos para contornar a saída dos jovens do campo e promover a sucessão familiar.

Na sede do CTG local, os trabalhos foram voltados para cerca de 120 mulheres produtoras que têm um importante papel na comunidade. Elas assistiram à palestra motivacional do palestrante AinorLotério que discutiu sobre a sucessão familiar e, em seguida, da analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, sobre O Papel da Mulher como Protagonista no Cooperativismo, que apresentou dados do cooperativismo brasileiro e gaúcho, as ações que as mulheres desenvolvem em prol do cooperativismo, além de dados da participação de mulheres no setor.

Após o encerramento das atividades, os participantes de todos os grupos se reuniram na sede da Afucampo para socialização de ideias debatidas durante a manhã e almoço cooperativo. O programa será coroado com a realização do 9º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, no próximo sábado, dia 26 de novembro, no Complexo Poliesportivo de Campo Novo. Na oportunidade, além da apresentação da etapa Classificatória, totalizando 20 músicas, e a realização da Final do Festival, os participantes do Programa de Educação e Cultura Cooperativista receberão um Certificado de Participação e uma homenagem.

Para mais informações sobre o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo acesse www.sescooprs.coop.br.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Deixe uma resposta

Fechar
%d blogueiros gostam disto: