Procon do RS orienta consumidores para compras na Black Friday

 

Imagem: Portela Online
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Na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, ocorrerá a edição de 2016 da Black Friday, grande evento de descontos promovido pelo varejo em sites e lojas físicas com reduções de preços prometidas que podem chegar a 80% do valor original do produto. Com a chegada da data, o Procon de Porto Alegre orienta os consumidores sobre os cuidados ao realizar as compras.

Segundo o Procon, nas edições anteriores da promoção, a maioria dos problemas relatados pelos consumidores foram vinculados à maquiagem de preço final de venda, quando fornecedores aumentam os preços antes de ocorrer a Black Friday e, no dia da promoções, oferecerem o desconto equivalente ao aumento efetuado, fato que ficou conhecido popularmente como a metade do dobro.

O Procon orienta que os consumidores realizem com antecedência uma pesquisa de preços das mercadorias que pretendem adquirir pela internet para que a compra seja efetuada com segurança. A finalidade é verificar se os descontos oferecidos na promoção correspondem de fato à redução de valores dos produtos na loja. O consumidor também deve se certificar antes das compras se os sites são de boa procedência, podendo acessar no site do Procon a lista de sites não seguros como um indicativo de segurança para realização de suas compras.

Outro aspecto a ser verificado no site das empresas é a existência de formas de contato alternativos, com indicação obrigatória de endereço físico e telefone de contato, elementos que, se ausentes, já indicam a probabilidade de dificuldade de contato com a empresa para qualquer esclarecimento necessário. Nas compras on-line, o consumidor deverá preferencialmente optar pelo pagamento via cartão de crédito, uma vez que o cancelamento dessas compras, em caso de qualquer problema, será mais fácil de ser feito do que em compras realizadas por boletos.

Da mesma forma, nas compras realizadas pela internet aplica-se o direito de arrependimento, pelo qual o consumidor pode desistir da compra em até sete dias a contar do recebimento do produto, devolvendo o produto em perfeito estado para receber o seu dinheiro de volta, direito este não previsto para as compras realizadas nos estabelecimentos comerciais, quando o consumidor tem contato direto com a mercadoria. Para estes casos, a dica do Procon é que o consumidor preste atenção na política de trocas do estabelecimento, que deverá ser visível aos clientes.

 

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