União reconhece situação de emergência de Tenente Portela e mais 26 municípios gaúchos

 

Chuva de granizo atingiu Tenente Portela no dia 5 de outubro / Foto: Sandro Medeiros - Portela Online
Chuva de granizo atingiu Tenente Portela no dia 5 de outubro / Foto: Sandro Medeiros – Portela Online

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta quarta-feira, 9 de novembro, a situação de emergência de Tenente Portela e outras 26 cidades do Rio Grande do Sul que foram atingidas por intempéries climáticas. Dos municípios pertencentes à Região Celeiro, também estão na lista Bom Progresso, Crissiumal e Miraguaí.

A medida, publicada no Diário Oficial da União de hoje, permitirá que os municípios solicitem apoio do Governo Federal para ações de resposta à população e recuperação de áreas danificadas. A partir desta quarta-feira, a ação tem vigência por 180 dias.

Os demais municípios afetados são: Bom Princípio, Candelária, Catuípe, Ciríaco, David Canabarro, Eldorado do Sul, Gentil, Getúlio Vargas, Ivoti, Jaguari, Liberato Salzano, Marcelino Ramos, Montenegro, Nova Bassano, Pantano Grande, Pareci Novo, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, São Gerônimo, São Sepé, São Sebastião do Caí, Tuparendi e Vila Maria.

Para ter acesso aos recursos, os municípios com reconhecimento federal de situação de emergência devem apresentar um plano de trabalho no prazo de 90 dias, contados desde a ocorrência do fato. A publicação no Diário Oficial da União pode ser conferida clicando aqui.

O temporal que atingiu Tenente Portela e diversas outras cidades gaúchas no dia 5 de outubro assustou servidores que trabalhavam no escritório de um frigorífico localizado às margens da ERS-330 em Miraguaí.

Com o temporal, o vidro da sala estourou e objetos e documentos foram sugados para fora do prédio. Além disso, cadeiras e mesas que estavam ao lado de fora foram arremessadas contra as árvores. Um vídeo gravado pela chefe do RH, Franciele Machado de Oliveira, mostra o exato momento em que a estrutura cede e o vidro é levado, confira mais abaixo:

Apesar do susto, ninguém se feriu.

Leia também:

Defesa Civil do RS homologa situação de emergência em Tenente Portela

Situação de emergência de Miraguaí é homologada pela Defesa Civil do RS

 

Artigos relacionados

Fechar
%d blogueiros gostam disto: