Situação da bacia leiteira da região será debatida em seminário em Três Passos

 

Prefeito Osmar de Chiapetta, presidente da Amuceleiro João Carlos e prefeito de Três Passos, Zé Carlos Amaral / Foto: Divulgação
Prefeito Osmar de Chiapetta, presidente da Amuceleiro João Carlos e prefeito de Três Passos, Zé Carlos Amaral / Foto: Divulgação

Os prefeitos da região Celeiro estão preocupados com a situação do setor leiteiro. O assunto foi pauta da assembleia da Amuceleiro no dia 19 de outubro, quando sugeriu-se que a questão seja debatida à nível regional.

Continua após a publicidade...
Continua o texto..

Neste sentido, um Seminário Regional do Projeto Construindo Leite será realizado no dia 11 de novembro, no Auditório da CACIS em Três Passos. Na oportunidade serão convidadas lideranças políticas e da sociedade civil, bem como, sindicatos, Emater e produtores da região, com objetivo de aprofundar a discussão sobre esse tema que é extremamente importante para o desenvolvimento econômico da região Celeiro.

O Projeto Construindo Leite é desenvolvido por um grupo formado por produtores de leite, e conta com o apoio de Sindicatos Rurais e Prefeituras no município de Chiapetta. Está sendo realizado desde o mês agosto em decorrência da brusca queda do leite naquele mês, e chama a atenção no estado porque tem conseguido fazer chegar até os agricultores familiares, pesquisadores e extensionistas, qualificando a produção leiteira, sem esquecer da renda e bem-estar da família.

Para o prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn, este seminário contribui para organizar os produtores no sentido de encontrar ações estratégicas para reverter o cenário da produção de leite. “Acontecimentos como fraude no leite e as mudanças na conjuntura das grandes agroindústrias, vêm causando grandes impactos principalmente sobre os produtores de menor produção em volume de leite”, avaliou.

O prefeito de Três Passos, Zé Carlos Amaral, entende que debater e criar políticas públicas para o setor é essencial, sendo esta uma demanda solicitada pelo Sindicato e produtores do município. “Precisamos fomentar esta discussão em torno da bacia leiteira, pois a situação é preocupante tendo em vista que nossos produtores estão abandonando a atividade leiteira”, ponderou.

O presidente da Amuceleiro, João Carlos Hickmann, acrescentou ser este um assunto de relevância, pois é um problema enfrentado por todos os municípios da região.

De acordo com a coordenadora do Projeto Rede Construindo Leite, Sula Vicieli Zradin, é preciso mudar a postura do produtor rural. “Precisamos fazer algo diferente que está sendo feito. Nosso objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do leite, para isso definimos duas ações que precisam ser resolvidas a curto prazo: Barrar ou tributar a importação de leite e estabelecer um contrato da relação comercial entre produtor e lacticínios”, declarou.

Refletem hoje na situação dos produtores de leite, conforme relata o Projeto Rede Construindo Leite, questões como: a falta de garantias ao produtor quanto ao pagamento e aos resultados da qualidade do seu leite; produtores que não receberam pagamento pelo leite entregue; e produtores que não conseguem mais vender o leite, pois algumas indústrias estão deixando de recolher pequenas quantidades e de comprar via cooperativas.

* CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE NOTÍCIAS DO SITE PORTELA ONLINE.

Post Author: Portela Online